segunda-feira, setembro 16, 2024
Feira do Livro 2024Programação Infantil

Fada Luna traz aprendizado lúdico sobre os direitos da criança 

Nesta sexta-feira (6), o Espaço Infantil da Feira do Livro proporcionou uma tarde mágica e educativa, com a presença da Fada Luna, personagem interpretada por Patrícia Gonzatto, professora da EMEI João Franciscatto. A atividade, intitulada “Histórias para contar”, trouxe um olhar lúdico e reflexivo sobre os direitos das crianças, abordando de forma leve e acessível temas importantes como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Patrícia Gonzatto explicou a importância de levar a discussão sobre os direitos infantis para as crianças desde cedo. “As crianças precisam se apropriar dessa caminhada, porque, antes de 1996, muitas delas não tinham seus direitos garantidos. Hoje, falamos de ‘infâncias’, no plural, reconhecendo as diferentes experiências das crianças”, comenta Patrícia.

A Fada Luna surgiu a partir de uma peça teatral chamada Mundo da Imaginação, criada pela professora Maria Aparecida Azzolin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após o sucesso da peça, a personagem ganhou vida própria e continuou encantando o público infantil. “As crianças pediram a volta da Fada Luna, então ela veio sozinha desta vez, com uma nova missão: falar sobre o ECA de uma maneira que elas possam entender e se identificar”, acrescenta Patrícia.

Durante a atividade, a Fada Luna promoveu uma conversa interativa com as crianças, usando poemas da escritora Ruth Rocha, como ‘O Direito das Crianças’, e levando-as a refletir sobre o que mudou ao longo dos anos em termos de direitos e deveres. “Falamos sobre como, antigamente, as crianças faziam tarefas que hoje não são mais permitidas, e sobre o que elas podem fazer agora. É uma forma de levar as crianças a refletirem sobre seus próprios direitos, mas de um jeito divertido e acessível”, conta a educadora.

A participação de escolas no evento foi um dos destaques do dia. Iracema Chaves Melo, professora do 3º ano da Escola Walter Jobim, destacou a importância de levar os alunos para vivenciar o ambiente da Feira do Livro. “Nós vendemos rifa para poder estar aqui. Somos apaixonados por livros e fazemos de tudo para que as crianças possam viver esse momento mágico”, conta a professora. 

Iracema reforçou a importância de discutir o ECA de forma lúdica. “O ECA é importantíssimo, especialmente considerando os casos de violência e maus-tratos que ainda ocorrem. Quando as crianças conhecem seus direitos, elas podem buscar ajuda, e a Feira do Livro é um espaço maravilhoso para trabalhar isso de forma leve”, destaca Iracema.

Hoje foi o último dia de atividades no Espaço Infantil, mas a Feira do Livro segue até amanhã (7) oferecendo mais programação voltada ao público infantil. Ainda há oportunidades para as crianças mergulharem no universo literário e vivenciarem experiências educativas e lúdicas. Confira a programação

Foto e Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb  0021525/RS)

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro.