segunda-feira, setembro 16, 2024
Feira do Livro 2024

Jovens escritores participam da última etapa do concurso cultural da Feira

Com murais a postos e muitas histórias para contar, estudantes do 8º e 9º ano da rede pública do município participaram nesta quinta-feira (5) da última etapa do concurso cultural “Sobre o meu lugar contando histórias”. No total, 33 trabalhos foram apresentados para avaliação de jurados que estiveram no Espaço infantil da 51ª Feira do Livro de Santa Maria.

Patronesse desta edição, a professora Amanda Scherer, auxiliou na construção do concurso e acompanhou de perto todas as etapas. Diante da apresentação dos trabalhos, Amanda compartilhou com os jovens o sentimento de dever cumprido. 

“Valeu muito a pena todo trabalho e envolvimento. Só deles estarem aqui, com esses 33 trabalhos, já é recompensador. Muitos deles estavam nervosos e ao mesmo tempo felizes, teve gente que trouxe a avó que chorou pelo neto que está expondo aqui na praça”, contou a patronesse.

Yasmin concorre no concurso. Foto: Nathália Arantes

Quem estava animada com os diversos aprendizados que o concurso vem promovendo é a jovem Yasmin de Freitas, 13 anos, estudante da EMEF Bernardino Fernandes. O trabalho de Yasmin retrata as mudanças climáticas sentidas diretamente por ela, que mora no distrito de Pains, Zona Rural de Santa Maria.

“Cada vez mais, os animais estão perdendo seus habitats naturais, e os biomas estão mudando muito. Eles precisam se deslocar para encontrar comida e um lugar para ficar. Essas mudanças drásticas e radicais têm ocorrido com frequência. O trabalho aborda essas questões, permitindo que vocês vejam também a minha perspectiva, de uma estudante de escola rural”, explica a jovem.

Já para o estudante da EMEF Fontoura Ilha, Vinicius Ramos Machado, 14 anos, o concurso permitiu vencer a timidez. Quem passou pela Feira do Livro pôde conferir o texto literário do jovem e da equipe, onde o Bairro Passo d’Areia foi apresentado, acompanhado de um quadro representando a Sotéia feito pelo autor.

“O texto em si conta sobre o campo do Paissandu e a minha casa, e as pessoas que passaram por lá e que deixaram uma certa memória forte em mim. Tem sido uma experiência bem desafiadora para mim, houve toda uma pesquisa sobre a história do Bairro”, revela Vinicius.

Vinicius apresentou trabalho no concurso. Foto: Nathália Arantes

A organização do concurso informou que na tarde de sexta-feira (6) serão anunciados os cinco trabalhos premiados. De acordo com Amanda, entre a premiação, estão previstos passeios ao Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) e Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dialogando com o mote ambiental que tem sido trabalhado nas atividades do concurso.

O CONCURSO

O concurso cultural “Sobre o meu lugar contando histórias” tem como tema “Paisagens. Lembranças. História. Vida”. A iniciativa, voltada para alunos do 8º ao 9º ano da rede pública do município, surgiu a partir das fortes chuvas que assolaram o Estado durante o mês de maio. O concurso contou com quatro etapas, sendo elas: escrita do texto, imersão dos jovens escritores com especialistas como geógrafos, geólogos e biólogos vegetais, estruturação do mural com a participação de colegas e apresentação dos trabalhos finais na Feira do Livro.

 

Texto: Nathália Arantes

​​Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro de SM

Fotos: Nathália Arantes

Foto capa: Ronald Mendes