SOY LATINO AMERICANO COM MUITO ORGULHO

Muitas pessoas  na atualidade valorizam a cultura do outro, por exemplo a cultura norte-americana que recebe mais aplausos que a cultura latino-americana. Para repensar a cultura da América Latina, foi lançado nesta tarde o livro Cenas e cenários interculturais: Pensando epistemologias a partir do sul. É uma coletânea organizada por Valdo Barcelos, Sandra Maders e Giovani Pasini, que reúne autores  do Brasil,  Argentina e Paraguai com o intuito de valorizar a cultura da escrita latina.

“Esse livro foi organizado a partir das epistemologias do Sul, como muitas obras literárias que estão sempre em enfoque são norte-americanas ou são de outro continente, esse livro vem valorizar a literatura aqui da América Latina e esse termo latinidade latente é utilizado para falar dos povos do Sul”, explica Sandra Maders.

Outro título lançado pelo grupo de organizadores foi Humberto Maturana e a educação: educar no amor e na liberdade. O livro apresenta a problemática de   escolas, que muitas vezes promovem atividades que incentivam as crianças a competição e não a valorização do outro.

“A questão da competição ao contrário do que ouvimos falar nunca é sadia, porque a competição sempre é ruim. Partimos da ideia que as pessoas que praticam isso levam a negação do outro, uma disputa que tem o objetivo de aniquilar o outro”, ressalta Valdo Barcelos. Ele explica também que outra questão que o livro traz é a “emoção do amor”, que é fundamental para o ser humano, tanto em função da educação das crianças para viver em comunidade, e não como a sociedade muitas vezes as obriga  a serem moldadas.

Valdo Barcelos é um dos organizadores das obras lanças na tarde deste domingo. (Foto: Fernanda Gonçalves/Lab. Foto e Memória- UNIFRA)
Valdo Barcelos é um dos organizadores das obras lanças na tarde deste domingo. (Foto: Fernanda Gonçalves/Lab. Foto e Memória- UNIFRA)

Texto elaborado pelo acadêmico Pedro Gonçalves/ Jornalismo – UNIFRA
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb – 5498)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *