QUATRO ARTISTAS LOCAIS PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO CARÍSSIMO VERÍSSIMO

A exposição “Caríssimo Verissimo – Uma aclamação gráfica aos 85 anos de LFV”, chegou à Feira do Livro de Santa Maria neste domingo, 1º de maio. Pela primeira vez, a festa literária  recebe os cartoons produzidos por caricaturistas, cartunistas, chargistas, quadrinistas e ilustradores responsáveis pela homenagem feita ao escritor e cronista, Luis Fernando Verissimo.

Quatro artistas moradores de Santa Maria foram convidados para expor seus cartoons no coreto da Praça Saldanha Marinho. Entre eles, Byrata (Jorge Ubiratã da Silva Lopes), Joacir Dias Xavier, Elias Ramires Monteiro e Máucio Bonotto Rodrigues.

Admirador do trabalho de Verissimo, Byrata participa da exposição em homenagem ao escritor

Byrata fez sua caricatura baseada em Crumb, famoso artista gráfico e ilustrador americano que tem seu estilo próprio. “Ele trabalha bastante o traço e faz um desenho um tanto grosseiro, mas foi um dos organizadores que disse que meu desenho tinha ficado crumbiano e eu concordei”, comenta o artista que já passou algumas experiências com Verissimo e que é um admirador do trabalho do escritor.

Joacir destaca que a sua caricatura não foi feita especificamente para a exposição, mas para o 15º Cartucho – Encontro de Cartunistas Gaúchos. Após ser convidado para a Feira, eles propuseram que o artista exibisse sua obra. Joacir destaca o elogio que recebeu de Edgar Vasques, ilustrador, artista gráfico e cartunista brasileiro: “Ele disse que eu captei o silêncio de Veríssimo na caricatura”.

O cartunista Jô posa ao lado da obra em homenagem a Verissimo

Elias se sente honrado por ter sido convidado para homenagear o escritor. Segundo ele, Veríssimo é uma referência para todos do humor gráfico. “É um prazer, uma honra, nós santa-marienses da charge e da caricatura, estarmos nessa mostra ao lado de estrelas da charge brasileira, grandes chargistas estão participando”, destaca o artista. Elias optou por usar a técnica típica do tempo que Veríssimo era jovem, usando o clássico bico de pena, caneta nanquim e feito com sombreada de hachuras e tramas nos traços, exatamente para lembrar o início de carreira do LFV.

Para Elias, Verissimo é uma referência para todos do humor gráfico

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana
Texto elaborado pela acadêmica Vitória Gonçalves
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke
Fotos: Julia Buttignol

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria