SANTIAGO E A MEMÓRIA DOS TRENS E DO CIRCO
Um dos grandes cartunistas do Rio Grande do Sul, Neltair Abreu, o Santiago, lançou seu novo livro A menina do Circo Tibúrcio, na tarde deste sábado, 27. Com uma enorme fila, muitos abraços e palavras de carinho, ele autografou e recepcionou os leitores.
Neste volume da obra, Santiago se propôs a retratar as histórias da infância e adolescência, vivenciadas nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Para ele, reviver todos esses momentos,para recriar as histórias, deixou um sentimento de nostalgia com carinho.
Após muitos anos trabalhando em jornais como cartunista e chargista, Santiago está em uma nova fase de criação com as histórias em quadrinhos e já planeja outro livro.
Conforme ele, a história que mais lhe marcou na infância foi a da menina do circo Tibúrcio, que originou o título do livro. Outro momento marcante do processo criativo de Santiago, foram as páginas que retratam as histórias dos trens. Para ele, foram as que mais adorou reviver e desenhar para contar o funcionamento dos trens aos mais novos.
Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo/UFN Natália Venturini
Foto: Acadêmica de Publicidade e Propaganda Beatriz Bessow/LABFEM-UFN
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)