Missão Criativa encerra atividades do Inovação & Leitura
Esta sexta-feira (07) foi mais um dia de descobertas nos workshops desenvolvidos pela startup Missão Criativa, no LabCriativo e EduTech, no Mercado da Vila Belga. A iniciativa voltada para o despertar da criatividade e de habilidades entre estudantes da rede pública integra a programação do “Inovação & Leitura” da 51ª Feira do Livro de Santa Maria.
Durante três dias, a ação criativa foi realizada através de duas oficinas que estimularam os participantes a desenvolver habilidades por meio de métodos de ensino inovadores e tecnológicos. “A ideia é que eles, fazendo essas atividades, se empoderem e entendam que eles possam fazer quase qualquer coisa. Então é o início de um empoderamento para eles”, comenta Andrea Mussi, fundadora do Missão Criativa, empresa que constrói brinquedos educativos com a comunidade escolar.
No Missão Startup, alunos dos Anos Finais participaram de modelagem em 3D, de criações com caneta 3D e vivência com óculos de realidade virtual. “Nunca tinha visto nada parecido”, comentou o estudante do 8º ano da EMEF Martinho Lutero, Kauan Hengen, 14 anos, sobre a oficina de modelagem que o incentivou a criar uma casa.
Já a oficina Missão Maker trouxe ações de desenvolvimento de habilidades como criatividade, concentração, foco e resiliência para estudantes dos Anos Iniciais. “Eu aprendi a usar o manual, a montar as coisas”, explicou Yasmin Vitória Coelho dos Santos, 10 anos, 5º ano, EMEF Oscar Grau, sobre o processo de montar uma máquina de reação em cadeia e uma árvore do conhecimento.
A organização da Inovação & Leitura conta com a participação das Secretarias de Cultura e de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria, da UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Inovação e do INOVA CENTRO e do INOVA RS, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do estado do Rio Grande do Sul. Também possui o apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.
As atividades Inovação & Leitura têm o patrocínio da Corsan, Voalle, AVMB, Forte e Construtora Jobim. Tem apoio da ULBRA Santa Maria, AMF, UFN, Unimed, Unicred, Gradual e Sicredi.
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul #proculturars.
Fotos: Ronald Mendes
Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa