Nenito Sarturi revisita memórias em “Vertente, Rio e Remanso”
Um desaguar nas reminiscências do músico e compositor nativista Nenito Sarturi. É assim que podemos apresentar ‘Vertente, Rio e Remanso’, quarto livro do santiaguense lançado neste domingo (25), na 51ª Feira do Livro de Santa Maria.
Nas 192 páginas da obra, Nenito desnuda sua alma e sentimentos, palavras que ele usa para definir a retomada das próprias vivências. Desde o período de guri em Santiago, passando pelos tempos das faculdades de Direito e Jornalismo em Santa Maria, e sem deixar de fora os festivais, shows e bailes pelas estradas da vida, o compositor compartilha com seus leitores os mais diversos fragmentos da vida.
“Esse livro são as reminiscências de toda a caminhada de mais de 40 anos. O título, Vertente, Rio e Remanso se refere a infância e juventude, a vida adulta e a velhice”, explica Nenito.
Entre idas e vindas, Santa Maria está presente em muitos capítulos especiais da vida e do livro do compositor. Não por acaso, ele manifesta seu carinho pelo lançamento na Feira do Livro.
“Santa Maria respira e transpira cultura. Então, é importante porque aqui vivi grande parte da minha vida em torno de 20 anos. Essa relação com Santa Maria é muito forte. Estar aqui lançando o livro, nessa feira, que valoriza realmente a cultura é muito muito legal e muito gratificante”, reconhece o escritor.
Rico em fotografias de todas as fases da vida do compositor, o livro também conta com recurso digital para aproximar o leitor dos fragmentos ali apresentados. Por meio de um QR Code do Spotify, quem está lendo o livro pode escanear a imagem e ser redirecionado para a música ali citada.
“Consegui realizar um sonho que é colocar na nota de rodapé das letras que eu cito um QR Code que leva para as músicas. Não em todas, porque tem algumas que são do tempo do LP, daí não é fácil. Essa ideia surgiu no Paraná, quando conheci um livro de samba que usava o recurso. A ideia era colocar um CD em cada orelha do livro, mas hoje em dia ninguém mais ouve CD mesmo“, pontua Nenito.
Na 51ª Feira do Livro de Santa Maria, ‘Vertente, Rio e Remanso’ pode ser adquirido na Casa do Poeta de Santa Maria, banca número 20.
Foto e Texto: Nathália Arantes
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa