Conecta Distrito: Jorge Melguizo compartilha experiência transformadora de Medellín
É possível alterar o status de “uma das cidades mais perigosas do mundo” para o de “mais criativa e inovadora do mundo”? O ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, Jorge Melguizo, mostrou que isso foi uma realidade no segundo maior município da Colômbia, mundialmente conhecido pelo narcotráfico e grande índice de homicídios na década de 90. Na noite desta terça-feira (20), ele compartilhou essa vivência por meio da palestra “Medelín – Da transformação de uma cidade à transformação de uma sociedade”, realizada no LabCriativo, no Conecta Distrito, que integra a Feira Fora da Feira.
O urbanismo social marcou a mudança em Medellín. “Sempre se pensou que as cidades se fazem com as obras físicas. O urbanismo social propõe que as cidades se constroem com projeto social. É necessário definir qual o tipo de sociedade que somos, qual o tipo de sociedade que queremos ser e a partir dessa construção do projeto de sociedade definir quais as obras físicas que se necessitam”, explica o consultor.
Muito além de pensar na construção de cidades inteligentes, Melguizo mostrou que o caminho deve ser marcado pela construção de novas sociedades. “Prefiro sociedades inteligentes que cidades inteligentes”, afirmou o jornalista.
O conferencista colombiano apontou em detalhes as abordagens adotadas que promoveram a redução significativa da violência em Medellín, cidade com maior índice de mortes violentas no mundo durante 20 anos. As ações envolveram, por exemplo, adoção de uma pedagogia cidadã, formação de capacidade instalada, aliança entre os setores público, privado e comunitário e consolidação da sociedade civil.
Na palestra apresentada ao público, ele ainda apresentou as transformações urbanas e as estruturas que acolheram as iniciativas voltadas à cultura, educação, esporte e que atuaram no desenvolvimento de regiões que registraram maiores índices de pobreza e violência. Entre as ações transformadoras que ofereceram qualidade de vida e lazer à população estão os 10 parques bibliotecas, considerados símbolos da cidade.
Para Melguizo, a transformação realizada na Colômbia também é possível em qualquer lugar, além de ser preciso descobrir novas formas distintas de habitar as cidades. Ao final da exposição, o conferencista ainda deixou a seguinte mensagem: “A transformação de Medellín não é estética. É uma transformação ética.”
CONECTA COM ANA CARLA FONSECA
O Conecta ainda contará com a palestra “Desenvolvimento Territorial” ministrada por Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidade e desenvolvimento territorial. A atividade ocorre na quarta-feira (21), às 19h, no LabCriativo. As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.sympla.com.br/51-feira-do-livro__2559732
As palestras gratuitas realizadas no Conecta Distrito têm como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de renome, conectando estudantes, professores, gestores e empreendedores criativos, além de fortalecer a identidade local e incentivar o empreendedorismo com foco no desenvolvimento social e sustentável. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, o Sebrae e o Sicredi.
Fotos: Ronald Mendes