LIVRO LIVRE: Marcos Petry traz um abraço de inclusão e conscientização sobre o autismo
Nesta quarta-feira (28), a sexta noite de Livro Livre, da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, recebeu o escritor e palestrante Marcos Petry para uma importante discussão sobre o autismo. Conhecido por suas palestras que exploram o aprendizado do autista e sua forma de vivenciar o mundo, o autor trouxe ao evento a palestra “Autismo na Visão de um Autista”.
Marcos Petry é autor de quatro livros, incluindo “Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres” (2016) e “Memórias de um Autista por Ele Mesmo” e “Memórias de um Autista II” (2018), em que compartilha sua jornada de descoberta, aceitação e superação dos desafios impostos pelo autismo. O mais recente trabalho é “Muito Prazer, eu Sou Autista”, um livro voltado para a conscientização de pais e professores sobre o dia a dia e as potencialidades dos indivíduos autistas.
Durante a participação no Livro Livre, Marcos enfatizou a importância da literatura na própria trajetória de vida. “A literatura tem um papel importante na minha vida, eu não sou só palestrante, eu sou escritor também. A escrita me ajuda a expressar muitas coisas que sem ela eu não conseguiria, então estar em um evento literário, que agora já tá na 51ª edição, já tem tradição, é muito legal. É uma alegria para mim porque é estar investindo naquilo que eu acredito, que escrever explica muitas coisas, une a solidão de quem lê com de quem escreve, e os dois juntos fazem um diálogo”, comentou o autor.
O escritor também destacou a importância de discutir o autismo em um evento literário como a Feira do Livro, enfatizando que a conscientização é essencial para o apoio e inclusão dos autistas na sociedade. Ele mencionou que, quanto mais as pessoas entenderem como o autista vê o mundo, mais acolhidos esses indivíduos se sentirão.
Marcos lembrou que os autistas crescem e a sociedade precisa estar preparada para recebê-los. “Hoje, um a cada 36 indivíduos está no espectro autista, segundo as estatísticas mais recentes. Essas pessoas podem ser crianças agora, mas elas vão crescer e precisarão de um abraço da sociedade. Um evento como esse é parte desse abraço. É gratificante poder compartilhar estratégias que funcionaram comigo e ajudar pais, amigos e professores a entenderem melhor como aceitar e incluir”, concluiu o convidado do Livro Livre.
A participação de Marcos Petry na 51ª Feira do Livro de Santa Maria destacou não apenas a importância da conscientização sobre o autismo, mas também o papel da literatura em promover diálogos e inclusão. Através de sua palestra e obras, o autor contribuiu para uma compreensão mais profunda do autismo e das estratégias para apoiar aqueles que vivem no espectro. O evento segue até o dia 7 de setembro, com uma programação repleta de atividades e espetáculos. Confira a programação.
Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb 0021525/RS)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa
Foto: Ronald Mendes