51ª Feira do Livro encerra com mais de 30 mil exemplares vendidos
Biografias, romances, religiosos, infantis, históricos, gibis, de poesia. Durante a 51ª edição, as mais de 30 bancas de livros trouxeram obras de diversos gêneros à Praça Saldanha Marinho. Encerrada no último sábado (07), a Feira do Livro de Santa Maria registrou 30.450 exemplares vendidos durante os 16 dias de iniciativa literária.
O número é superior as vendas realizadas no ano anterior, que obteve a marca de 28.090 obras comercializadas. De acordo com a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a Feira tem se tornado gigante e se transformado a cada ano. Um dos indicativos desse sucesso está na venda de livros, também acompanhado pelas ações realizadas para atrair o público até a festa dos livros.
“Apesar de tudo o que passamos nesse ano, em maio, com as editoras que sofreram tanto, a gente ainda consegue fazer uma Feira em que tenha uma venda quase 10% maior que do ano passado. Isso é um indicativo do sucesso da Feira”, analisa Rose.
A Feira contou com mais de 270 lançamentos de livros realizados na Praça Saldanha Marinho, além de uma extensa programação cultural gratuita com espetáculos, artistas e escritores de impacto nas artes, literatura e cultura. Entre eles, estão Zeca Baleiro, Geni Núñez, Socorro Acioli e Daniel Munduruku.
Neste ano, devido as fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, a data da 51ª Feira do Livro de Santa Maria foi alterada e ela ocorreu em dois momentos. O primeiro, chamado a Feira Fora da Feira, foi realizado desde maio e trouxe diversas ações descentralizadas pelo município. Elas envolveram leituras nas escolas, contacões de histórias, visitas de escritores e atividades no LabCriativo e EduTech, no Mercado da Vila Belga.
Já as bancas de livreiros e a programação cultural retornaram à Praça Saldanha Marinho na segunda etapa da Feira: de 23 de agosto a 07 de setembro. Na ocasião, o público contou com intervenções culturais, bate-papos literários e apresentações musicais do Livro Livre e espetáculos infantis no Theatro Treze de Maio.
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos. Apoio: Gráfica e Editora Pallotti, Kipão e Ellas Art’Decor. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa