Literatura inclusiva estimula conscientização ambiental no Espaço dos Lançamentos
Na tarde desta terça-feira (3), a 51ª Feira do Livro de Santa Maria recebeu duas novas obras de Arlinda Barrios Mathias: “Tartarugas em Perigo” e “Paraíso das Flores”. Graduada em Ciências Contábeis e Educação Artística pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a escritora aborda nesses lançamentos questões ambientais e a importância da amizade, além de trazer elementos que promovem a inclusão, especialmente para a comunidade surda.
“Tartarugas em Perigo” é mais do que uma simples história infantil, é um convite à reflexão. O livro narra a jornada de duas tartarugas que, após nadarem tranquilas em um mar azul, se veem em risco devido ao descarte irresponsável de lixo por parte dos seres humanos.
Além de ressaltar a urgência de cuidar do meio ambiente, a obra se destaca pela proposta inclusiva. O livro é adaptado em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com QR Codes que permitem o acesso ao conteúdo em Libras, incluindo um guia para o aprendizado do alfabeto na língua de sinais.
“Eu fiz esse livro inspirado no meu sobrinho, Miguel Pires Campos, que é surdo. A dificuldade de comunicação que muitos de nós ouvintes enfrentamos com a comunidade surda me motivou a criar algo que pudesse ajudar a preencher essa lacuna”, explicou a autora, emocionada.
O lançamento contou com a presença de alunos e professores da Escola Estadual Dr. Reinaldo Coser, uma instituição bilíngue para surdos, que contribuíram ativamente para o desenvolvimento do livro. Arlinda revelou que a ideia de utilizar QR Codes surgiu a partir de sugestões das professoras da escola, facilitando o acesso ao conteúdo para os estudantes.
Com “Tartarugas em Perigo”, seu oitavo livro, Arlinda demonstra como a literatura pode servir como um poderoso instrumento de inclusão. “Cada lançamento é uma emoção nova, especialmente quando se trata de algo que pode trazer alegria e inclusão para uma comunidade tão pouco assistida como a dos surdos”, destacou a escritora.
“Paraíso das Flores”, por sua vez, oferece uma experiência diferente. Também voltado para o público infantil, o livro apresenta uma história sobre amizade entre flores, pássaros e abelhas, acompanhada de ilustrações para colorir, criadas por Denise Silva. “Este é um livro mais simples, mas também com uma mensagem encantadora que agrada muito as crianças”, comentou Arlinda.
Os livros estão disponíveis para compra na Banca Casa do Poeta e na Livraria da Mente. A Feira do Livro de Santa Maria segue até este final de semana, 7 de setembro, com lançamentos de livros diariamente e atividades para todos os públicos. Não perca a chance de participar, confira a programação.
Foto capa e Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb 0021525/RS)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro de SM