Poesia e música se encontram neste domingo na 51ª Feira
Neste domingo (01), o Coreto da Praça Saldanha Marinho foi palco de duas intervenções culturais, ambas carregadas de emoção e talento. A 51ª Feira do Livro de Santa Maria proporcionou uma tarde vibrante com o Sarau Dxs Atrevidxs e uma apresentação musical de Arthur de Faria, que aqueceram o coração do público e celebraram a arte nas mais variadas formas.
Às 17h, o Coreto da Praça transformou-se em um espaço de livre expressão com o Sarau Dxs Atrevidxs, um evento poético-literário que já se tornou uma tradição em Santa Maria. Organizado por Karina Maia Dick, diretora da Atreva-se Companhia de Teatro, o sarau comemorou 10 anos de existência e, pela terceira vez, integrou a programação da Feira do Livro.
“O Sarau Dxs Atrevidxs é um espaço de trocas, onde poetas, escritores e o público se encontram para compartilhar as criações. Este ano, o fato de estarmos ao ar livre, no Coreto da Praça, é algo inédito e especial, pois permite que a poesia alcance mais pessoas, de forma democrática”, disse Karina, ressaltando a importância desse novo formato para o evento.
O Sarau Dxs Atrevidxs, com dinâmica de microfone aberto, deu voz ao público que estava no local. Entre os participantes estava Poliana Cardoso, estudante de Artes Cênicas da UFSM, que destacou o impacto positivo desse tipo de espaço. “Momentos de microfone aberto são essenciais para que artistas como eu possam compartilhar suas obras e se conectar com o público. Hoje, recitei um texto que escrevi há um ano e foi uma experiência muito especial”, contou Poliana.
Outro momento marcante foi a participação de Marilene Maia, formada em Letras, que, pela primeira vez, recitou um poema de sua autoria em público. Ela confessou que pensou que não teria coragem de subir ao palco, mas surpreendeu a si mesma. “Nunca participei de algo assim em público, e agora percebi que gostei. Foi uma experiência interessante. A gente tem capacidade, só precisa de coragem. Vamos ver se terei mais coragem na próxima vez”, compartilhou Marilene.
A SONORIDADE DE ARTHUR DE FARIA
Após o sarau, o público presente foi agraciado com uma apresentação musical de Arthur de Faria, que é músico, arranjador, compositor, produtor de discos, pesquisador e doutor em literatura brasileira pela UFRGS. Conhecido pelo extenso trabalho na música brasileira, Arthur trouxe ao Coreto um pocket show intimista, apenas com voz e piano, criando uma atmosfera que envolveu a plateia.
Arthur, que já havia visitado a cidade em 2017 para o lançamento da biografia de Elis Regina, retornou à cidade com entusiasmo. “Eu gosto bastante de Santa Maria. Acho uma cidade que tem uma onda interessante e para a biografia do Lupicínio é interessante também porque ele morou aqui cinco anos. É sempre um prazer voltar aqui, especialmente para falar sobre música e compartilhar minha arte”, comentou o músico, fazendo referência a Lupicínio Rodrigues, tema de umas das obras que assina.
A tarde de domingo na Feira do Livro de Santa Maria foi uma verdadeira celebração da arte e da cultura, onde a poesia encontrou a música e encantou o público. O evento segue até o próximo final de semana, 7 de setembro, com uma programação repleta de atividades para todos os gostos e idades. Confira a programação.
Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb 0021525/RS)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa
Foto Capa: Ronald Mendes