“Sol das Águas de Maio” marca a Feira do Livro com solidariedade e emoção
Na tarde desta segunda-feira (2), a 51ª Feira do Livro foi palco do lançamento do livro “Sol das Águas de Maio”, uma obra que vai além das palavras impressas, carregando consigo a força da solidariedade. Organizado por Nurimar Bianchi e com a colaboração de 138 autores, o livro é uma iniciativa para apoiar as vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em março deste ano.
A idealizadora do projeto, Nurimar Bianchi, compartilhou o propósito por trás do livro. “Todos se preocuparam muito com o físico, mas e o mental? Quem é que se preocupa? Então eu pensei: vamos fazer um livro”, contou Nurimar.
A campanha rapidamente ganhou força, reunindo autores de todos os cantos do país e até da Suíça, que contribuíram com crônicas e poemas que refletem temas como esperança e retomada devida. O valor investido por cada autor na obra foi doado diretamente para ONGs que auxiliam os atingidos pelas enchentes.
A produção do livro, que conta com 250 páginas, só foi possível graças ao apoio de parceiros como a gráfica Lupagraf, de Santa Cruz do Sul, que cobriu 50% dos custos de impressão. A editora Alternativa, de Porto Alegre, também contribuiu ao não cobrar pelos serviços editoriais. A capa foi criada pela artista plástica Thais Bedin, completando a colaboração entre diversas mãos.
O livro não será comercializado. Em vez disso, cada autor receberá um exemplar por página escrita, e todos os outros serão doados para ONGs de várias cidades do Estado. “Esse livro não será vendido (…) Estamos muito felizes porque esse livro é um sucesso e está todo mundo querendo comprar, mas não venderemos,” afirmou Nurimar.
O título “Sol das Águas de Maio” carrega um simbolismo profundo. “Não é porque é o sol de cima, o sol Astro,” explicou a organizadora. “É o Sol do afeto, do calor, que enxugou as lágrimas”, finalizou a organizadora. A obra, que nasceu em meio à dor das enchentes, agora surge como um raio de esperança, levando conforto e apoio a quem mais precisa.
A Feira do Livro segue até o próximo sábado (7). Os horários de funcionamentos são: 13h30 às 19h30, de segunda a sexta, e das 10h às 19h30, no sábado. Confira a programação.
Foto e Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb 0021525/RS)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro de SM