Vencedores do concurso cultural recebem prêmios e honraria
Na manhã deste sábado (7), ocorreu a honraria aos vencedores do concurso “Sobre o Meu Lugar Contando Histórias”, da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, no Coreto da Praça Saldanha Marinho. Os oito jovens foram premiados com visitas guiadas a locais especiais na nossa região e os textos escritos por eles serão publicados em um livro.
A competição teve como tema “Paisagens. Lembranças. História. Vida” e reuniu estudantes do 8º ao 9º ano da rede pública do município. Os ganhadores foram Davi da Silva Prestes, Esther Rodrigues dos Santos, Gabriele Sarmento Assunção, Isabele de Oliveira Freitas, João Alexandre de Souza da Silva, Manuela Viana Langendolff, Sofia do Nascimento Santos e Vinícius Ramos Machado.
A iniciativa do concurso partiu de Amanda Scherer, patronesse da 51ª edição da Feira, após a enchente que afetou o Rio Grande do Sul. A professora expressou a alegria ao ver o concurso se concretizar e falou sobre a publicação do livro que reunirá as obras dos jovens participantes.
“É uma satisfação, participar da construção desse concurso foi um presente que me deram. Os trabalhos desenvolvidos são fantásticos e merecem todo o nosso apoio. Em breve, vamos lançar uma publicação impressa com todos os textos, além de uma versão digital em formato ebook” compartilha Amanda.
A capa do livro será uma arte pintada por Vinícius Ramos Machado, um dos vencedores do concurso, a obra representa a Sotéia. A patronesse foi quem realizou a entrega dos kits com prêmios para os vencedores. A Editora UFSM enviou para cada jovem o livro de poesia “Felippe D’Oliveira: Obra Completa”, lançado na Feira do Livro. A Anaterra Editora e Livraria também doou um livro para os ganhadores.
A estudante da EMEF Professora Hylda Vasconcellos, Isabele de Oliveira Freitas, 14 anos, se emocionou ao receber o kit e o reconhecimento por seu trabalho. “Confesso que foi muito chocante, eu não esperava ganhar o prêmio. Espero que muitos jovens como eu tenham a oportunidade de participar dos concursos propostos pela Feira, pois essas oportunidades são essenciais para ampliar nossos horizontes”, declara a estudante.
O texto de Isabele fala sobre o bairro Campestre do Menino Deus, que foi afetado pela enchente. O local fica situado próximo da barragem do Rio Vacacaí-Mirim, onde muitos residentes perderam suas casas. A obra discute não apenas o impacto desse evento específico, mas também reflete sobre desastres naturais anteriores na região e sugere métodos de prevenção para evitar futuros episódios semelhantes.
Texto: Heloisa Helena Canabarro (Mtb: 21.562)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro
Fotos: Ronald Mendes