quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2016TODAS EDIÇÕES

O UNIVERSO DOS CONTOS DE FADAS NA VISÃO DA PSICANÁLISE

Branca de Neve, Peter Pan, Os Três Porquinhos. Estas são algumas das histórias que marcam a vida de uma geração que cresce na companhia dos contos de fadas.  Começam com era uma vez e muitas vezes terminam em  foram felizes para sempre. A importância desses contos para a vida das crianças é avaliada Contos de Fadas: o desvendar dos sentimentos e emoções inconscientes no universo infantil, de Carla Cristine Mello Froner.

O título é especial para Carla por ser o registro de sua tese de doutorado. Ela buscou trazer a importância dos contos na vida das crianças, e como os pais e educadores podem e devem influenciar nesse momento: “os contos são importantes para a formação psíquica pelos simbolismos que fazem parte das histórias”.

Nas páginas são encontrados símbolos que ajudam no aspecto emocional dos pequenos. O livro busca atingir não apenas profissionais na área de psicanálise, mas os próprios pais e educadores que buscam uma educação qualificada para os seus filhos. “A importância do resgate vai além do material lúdico dos livros, mas o encantamento e a ternura do vínculo emocional fortalecido”, conclui a psicanalista.

CARLA CRISTINE - CONTOS DE FADA (2)

Assessoria de Imprensa – UNIFRA
Texto acadêmica: Laís Flores Giacomelli
Foto: Lab de Fotografia e Memória. Vitória Martins
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)