segunda-feira, maio 20, 2024
Feira Do Livro 2017TODAS EDIÇÕES

HOMENAGEADOS SE MANIFESTAM NA CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO

A cerimônia de lançamento contou com a presença de familiares do Escritor Homenageado, Edmundo Cardoso.  Sua filha, Gilda agradeceu a lembrança e destacou que seu pai “cultivou  o gosto pelas letras e a arte. Para ele, a escrita e a leitura passaram a ser coisas prazerosas e permanentes”. Cardoso foi diretor de teatro, ator, jornalista, escritor e um grande agitador cultural durante mais de 60 anos em Santa Maria.

Já o  Professor Homenageado quando veio à cidade pela primeira vez ,  impressionou-se com a quantidade de pessoas nas ruas  ao chegar aqui: “Quando voltei à Santa Maria, me tornei uma daquelas pessoas que andavam nas ruas da cidade, e fico muito feliz de estar aqui hoje, é uma coisa que eu não imaginava, que no meio daquela multidão eu seria lembrado e homenageado”. Escobar Nogueira é um grande incentivador da leitura entre os jovens e também escritor.

Escobar Nogueira agradece a escolha (Foto: Juliano Dutra/Lab. Fotografia e Memória-Unifra)
Escobar Nogueira agradece a escolha (Foto: Juliano Dutra/Lab. Fotografia e Memória-Unifra)

Os pais do Patrono  Marcelo Canellas estiveram presentes à solenidade. Canellas enviou um vídeo e destacou:  “Hoje não pude estar presente, porém dia 29 eu estarei na abertura da Feira do Livro e também nos demais compromissos”. O escritor e jornalista lembrou também que a praça Saldanha Marinho fica mais bonita e é preciso incentivar as crianças e os jovens à leitura. Canellas  tem forte ligação com Santa Maria e, sempre que pode, participa da Feira do Livro.

Texto elaborado pelo acadêmico de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano Mateus Facco.
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTB 5498) bebsthefabs@hotmail.com