quinta-feira, maio 30, 2024
Feira do Livro 2018

NOITE DE MEMÓRIA E REVERÊNCIA AO POETA FELIPE D´OLIVEIRA

De 16 vozes santa-marienses vieram as homenagens ao poeta. A Praça Saldanha Marinho ouviu as histórias e as poesias do saudoso filho de Santa Maria, Felipe D’Oliveira, na noite desta terça, 8 de maio, no Livro Livre. A noite em memória ao homenageado da Feira do Livro foi organizada pelos membros da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL).

Foi a praça Saldanha Marinho que também viu pela última vez seu pai, assassinado quando passava por aquele mesmo local, em 1890, ano do nascimento do poeta. Felipe sequer o conheceu. Quase 120 anos depois, a mesma praça recebeu, nesta noite, o sobrinho-neto de Felipe D’Oliveira, Ricardo Daudt, que mora no Rio de Janeiro e veio representar a família na homenagem póstuma ao escritor santa-mariense.

Os integrantes da Academia Santa-Mariense de Letras recitaram poemas que passaram por todas as obras e fases do poeta que, nas palavras de Lígia Militz da Costa, “eternizou-se, como poeta, escritor e crítico de artes plásticas, música e de literatura”.

O professor e também ex-patrono da Feira do Livro, Pedro Brum Santos, fez uma análise de suas obras e considerações sobre a importância histórica do santa-mariense. “Felipe foi o patrono da nossa querida primeira Feira do Livro, em 1968. O Felipe habita em nós há muito tempo. Há muito habita também lá em casa também”.

Após as declamações dos integrantes da academia, o convidado especial da noite recebeu mimos da Feira do Livro das mãos da secretária de cultura de Santa Maria, Marta Zanella. “Sinto-me muito honrado em representar a minha família aqui. Nunca presenciei uma homenagem tão bonita a qualquer pessoa da minha família”, revelou Ricardo. “Eu não cheguei a conhecê-lo, pois faleceu muito novo. Mas fiquei surpreso e muito feliz com o privilégio de poder ver essa homenagem. Enriqueceu-me hoje conhecer Felipe e sua obra como um todo. Realmente espetacular. Saio daqui muito feliz e honrado em poder representar minha família nesse momento e nessa linda homenagem”, finalizou o sobrinho do poeta.

Participaram da homenagem Lígia Militz da Costa, Pedro Brum Santos, Aristilda Rechia, Evandro Weigert Caldeira, Edinara Leão, Carlos Alberto Bellinaso, Daniel Arruda Coronel, Haydée Hostin Lima, Humberto Gabbi Zanatta, João Marcos Adede y Castro, José Vanderlei P. Oliveira, Letícia Raimundi Ferreira, Maria Barbiero Venite, Máximo Trevisan, Onilse Noal Pozzobon e Tânia Lopes.


Texto elaborado pela jornalista colaboradora Liciane Brun (Leve-se e Veleiro Conteúdo Criativo)
Foto: Ronald Mendes