quinta-feira, maio 30, 2024
Feira do Livro 2018

DEZ VEZES PROSA E VERSO NA FEIRA

A Academia Santa-Mariense de Letras (ASL) lançou, nesta terça-feira, 8 de maio, a décima edição da antologia “Em Prosa e Verso”. Organizado por Lígia Militz da Costa, presidente da ASL e Evandro Weigert Caldeira, a publicação de 2018 é especial por fazer homenagem póstuma a Darcy Pereira da Paixão (Cadeira Nº 14, do patrono Simões Lopes Neto) e João Eduardo Oliveira Irion (Cadeira Nº 19, do patrono José Mariano da Rocha Filho), e por ser a antologia com 302 páginas, a maior desde o início do projeto, em 1995.

São, ao todo, 33 autores no “Em Prosa e Verso X”, com 91 textos divididos entre poesia e prosa – que está subdividida entre contos, crônicas, ensaios e panegíricos (elogios solenes), que apresentam as obras enviadas em vida pelos acadêmicos Darcy Paixão e João Eduardo Irion, antes de suas homenagens por João Marcos Adede y Castro e Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello.

A presidente explica que para realizar este trabalho, são necessários meses de pré-produção. Cada edição tem início em agosto do ano anterior à publicação, quando os trabalhos são enviados e submetidos à equipes de produção editorial que fazem a seleção do material enviado pelos acadêmicos, a fim de garantir e manter a qualidade editorial já conhecida da ASL pelo público. “Cada antologia é uma epopeia”, conclui Lígia.


Texto elaborado pelos acadêmicos Bibiana Campos e Viviane Campos / Jornalismo UFN – Universidade Franciscana
Foto: Pedro Freitas/ Labfem-UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (Mtb: 5498)