domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2018

OLHARES SOBRE A IDENTIDADE E RECONHECIMENTO DE GÊNERO

As autoras Marli da Costa e Letícia Botton, dedicaram-se sobre uma temática na qual as pessoas devem cada vez mais ter contato para saber falar e lidar: o gênero. Lançado na tarde deste domingo dia 13 de maio, Gênero: identidade e reconhecimento, reúne na obra organizada por elas, artigos de diferentes pesquisadores a partir de um eixo condutor em cada capítulo.

O objetivo é compreender os fundamentos das questões histórico-culturais relativas à inferiorização do feminino, um aparente paradoxo de intensas lutas por reconhecimento a despeito dessa notória evolução nas construções sociais, simbólicas nos processos de discriminação e dominação, visando o bem-estar social e a cidadania, conforme as coordenadoras da obra.

Mesmo com a onda conservadora que o Brasil e o mundo estão vivenciando, o tema merece um pertinente e constante  debate,a fim de para manter os direitos já conquistados, evitando o retrocesso.

‘’Quanto maior o público que atingirmos e trouxermos as pessoas para essas discussões, trazendo inclusive os homens para que eles tenham mais conhecimentos da realidade que precisa ser olhada com um viés mais atento’’ revela Marli.


Texto elaborado pela acadêmica Gabriela Gabbi / Jornalismo UFN – Universidade Franciscana
Foto: Juliana Brittes/ Labfem-UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)