domingo, junho 16, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

GEOGRAFIA E HISTÓRIA FEUDAL EM CORES É MAIS LEGAL!!

Na busca por conhecimento uma história colorida pode ajudar. E foi por isso que os professores Augusto Russini e Elsbeth Spode Becker lançaram na tarde desta sexta-feira, 3 de maio, o livro infantil Uma História Feudal.

A obra é resultado da dissertação de mestrado do professor Russini, intitulada “O Ensino de Geografia e História  na pós-modernidade: os desafios e as possibilidades das multimodalidades e das tecnologias”, apresentado ao Mestrado Acadêmico de Ensino de Humanidades e Linguagens, da Universidade Franciscana.

Para descobrir qual o tema que poderia unir as disciplinas de Geografia e História, Russini fez uma pesquisa com professores nas escolas de Santa Maria, descobrindo que um dos assuntos que mais motiva os alunos é a Idade Média no contexto da história feudal.

O livro é adaptado para estudantes do ensino fundamental, com textos escritos e visuais. “Se pode viajar pelo imaginário da idade média conhecendo toda essa questão do clima, da vegetação, alguns aspectos culturais, enfim, todo aquele mundo medieval que tanto encanta as crianças”, conta Russini. Através da obra, os autores buscaram proporcionar o aprendizado de uma maneira agradável para os pequenos.

Ao ter contato com o livro, primeiro a criança tem uma localização geográfica da história feudal, os cenários do clima, a vegetação e o cenário da história que se desenvolve lá. “Uma das coisas que os professores falaram é que tem material, mas não um material que propunha integrar disciplinas como geografia e história, então propomos este livro”, relata Elsbeth.

O livro Uma História Feudal também está disponível em vídeo e pode ser acessado pelo site da Universidade Franciscana ou no site do EDUCAPS pelo link  https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206883.

DSC_0138

Texto elaborado pelas acadêmicas de Jornalismo/UFN Lilian Streb e Gabriele Braga

Foto: Mariana Olhaberriet  /LABFEM-UFN

Jornalista responsável Bebeto Badke (Mtb 5498)