quinta-feira, maio 30, 2024
Feira do Livro 2020TODAS EDIÇÕES

ATRAÇÃO LIVRO LIVRE: DÉBORA NOAL

09 de outubro – Sexta-feira

19h – Débora Noal

Debora Noal - Foto: Arquivo Pessoal
Debora Noal – Foto: Arquivo Pessoal

Natural de Santa Maria, Débora percebeu, ainda muito cedo, que a vida pode ser muitas coisas, entre elas, incoerente. Há pessoas que têm muito. E há pessoas que não têm quase nada… ou nada. Como os haitianos, após os terremotos. Como os congoleses, que vivem na miséria e sobrevivem a uma guerra civil sem prazo de validade. Como as milhares de pessoas “presas” nos campos de refugiados da Líbia. Ou como as mulheres: violentadas em qualquer região do planeta, em qualquer época e em qualquer idade.

 

Débora Noal é psicóloga e decidiu dedicar sua vida, sua escuta e seu afeto àqueles que necessitam. Ela trabalha na organização Médicos Sem Fronteiras e, desde então, já participou de 15 missões. Com o livro ‘O Humano do Mundo’ ela compartilha seu diário – um companheiro de todas as viagens e um amigo nos momentos de dor, conquistas e alegrias.

Psicóloga sanitarista, pós-doutoranda em saúde mental e desastres (FIOCRUZ-RJ), Doutora e Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB, 2018), com Doutorado Sanduíche na Division of Social and Transcultural Psychiatry (McGill University, Canadá). Desde 2008 desenvolve trabalhos relativos ao cuidado em saúde à populações e trabalhadores que vivenciam desastres naturais (terremotos, furacões, deslizamentos de terra, inundações, etc.) e humanos (guerras, conflitos armados, conflitos étnicos, desnutrição severa, migrações e deslocamentos forçados).

A produção do Livro Livre é da Veleiro Conteúdo, Denise Copetti e  incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.