domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2020TODAS EDIÇÕES

ONLINE: As organizações negras no Coração do RS

Nesta sexta-feira, dia 02, às 19h, ocorre o lançamento virtual do livro “Organizações negras de Santa Maria: primeiras associações negras dos séculos XIX e XX”, do Grupo de Estudos sobre o pós-Abolição (GEPA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A apresentação da obra terá a presença das autoras Taiane Anhanha de Lima e Gabrielle de Souza Oliveira (confira abaixo demais organizadores/as e autores/as*) e contará com convidadas: as historiadoras Ana Flávia Magalhães Pinto e Sherol dos Santos. A transmissão ao vivo será através da página da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM no Facebook.

A obra apresenta um mapeamento das organizações negras no “Coração do Rio Grande” nas décadas que sucedem o pós-Abolição na cidade. O levantamento reúne 30 organizações em funcionamento entre os anos de 1873 e 1965. Entre elas estão irmandades religiosas, clubes de futebol, clubes sociais, carnavalescos e imprensa negra.

As autoras Alícia Quinhones Medeiros, Franciele Rocha de Oliveira e Gabrielle de Souza Oliveira explicam que as associações foram idealizadas para atender aos interesses das comunidades negras no pós-Abolição. Ainda apontam que essas sociedades se autorreconheciam enquanto organizações negras e defendiam a igualdade racial, denunciavam o racismo e lutavam pelo acesso à cidadania e a direitos.

As três pesquisadoras também afirmam que, como os estudos do campo do pós-Abolição demonstram, foram através destes espaços que negros e negras articularam melhorias nas condições de vida, conformaram projetos políticos e sociais de uma vida melhor tanto para si quanto para os iguais, trabalharam para positivação de imagens e autoestima, pela efetivação de direitos, liberdades e cidadania.

O exemplar recorre à diferentes fontes, como fotografias, livros de atas das organizações, recortes de jornais e entrevistas. O resultado é um trabalho que resgata as histórias desses espaços, desde os anos de fundação e funcionamento, nomes de fundadores, localização, além de fontes e referências.

O material é gratuito e virtual. “Organizações negras de Santa Maria: primeiras associações negras dos séculos XIX e XX” já está disponível no Manancial – Repositório Digital da instituição de ensino.

 

  • Lançamento: “Organizações negras de Santa Maria: primeiras associações negras dos séculos XIX e XX”;
  • Data: sexta-feira, dia 02;
  • Horário: 19h Transmissão: facebook.com/preufsm;
  • Convidadas: Profª Drª Ana Flávia Magalhães Pinto (UNB) e Profª Me. Sherol dos Santos (UFRGS);
  • Organização: Ênio Grigio (Prof. Dr. IFFar Campus Júlio de Castilhos), Felipe Farret Brunhauser (Mestrando em História PPGH/UFRGS), Franciele Rocha de Oliveira (Doutoranda em História PPGH/UFSM), Luiz Fernando dos Santos da Silva Rodrigues (Graduando do curso de História/Licenciatura UFSM) e Taiane Anhanha Lima (Mestranda em História PPGH/UFSM);
  • Autoria: Alícia Quinhones Medeiros, Ênio Grigio, Felipe Farret Brunhauser, Franciele Rocha de Oliveira, Gabrielle de Souza Oliveira, Guilherme Vargas Pedroso, Helen da Silva Silveira, Jéssica Silva, Luigi Bertoldo Squio, Luiz Fernando dos Santos da Silva Rodrigues, Maria Rita Py Dutra, Nara Medianeira Ilha Rodrigues e Taiane Anhanha Lima. *Com informações do Grupo de Estudos sobre pós-Abolição (GEPA);
  • Texto: Jornalista Letícia Sarturi (MTb 16365) , especial para a Feira do Livro.