segunda-feira, maio 20, 2024
Feira do Livro 2021TODAS EDIÇÕES

Projeto ‘Viva os Livros’ inicia nesta segunda, dia 10

Começou nesta segunda-feira, 10 de maio, o projeto ‘Viva os Livros’, realizado pela Feira do Livro de Santa Maria, com o propósito de incentivo à leitura e consumo de obras literárias durante o período pandêmico. De maneira remota, a atividade se estende até o dia 29 deste mês, em comemoração aos 163 anos da emancipação política do município. A proposta conta com a colaboração de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN), encarregados do planejamento de comunicação, com livrarias da cidade.

A idealização do exercício estudantil, partiu da disciplina de ‘Assessoria Integrada’, pertencente ao Projeto de Curricularização da extensão da UFN. Segundo o jornalista Bebeto Badke, também orientador do trabalho acadêmico junto à professora Taís Ghisleni, o planejamento consiste na criação de marcas de identidade visual e ações direcionadas às mídias sociais do projeto. “Cada aluno é responsável por orientar as diversas livrarias da cidade, prestando assessoria personalizada e propondo estratégias para fomentar o consumo de livros e estímulo à leitura”, explicou.

A promoção do Viva os Livros é uma parceria da Prefeitura Municipal e do Diário de Santa Maria. Além do incentivo ao consumo dos livros, serão realizadas atividades como bate-papos e mesas-redondas com autores santa-marienses, previstas até o último dia. A prefeitura enfatiza que a participação do comércio cultural e literário em meio ao projeto, busca adiantar informações a respeito da Feira do Livro 2021, planejada para o segundo semestre deste ano.

Ligado ao setor de vendas, diferentes livrarias estabelecem uma relação direta com o Viva os Livros, ao oferecerem descontos especiais e brindes para o público, em compras que podem ser feitas presencialmente ou de modo virtual. Entre elas, estão: Livraria Espírita Lar de Joaquina, Anaterra, Livraria da Mente, Sebo Camobi, Livraria UFSM, Livraria Athena, Cesma, Livraria Geek Stores, Corvus, Livraria Santos, Sebo Capitu e Sedic Livraria Espírita. Ressalta-se que o serviço de tele entrega de livros, será de encargo dos estabelecimentos. Como parte das promoções, cada uma delas selecionou alguns títulos como destaques, disponíveis ao clicar aqui.

Já como parte da programação, o Diário de Santa Maria divulgará reportagens e produtos audiovisuais, em suas plataformas digital e impressa, assim como na TV Diário (canais 526 e 26 da Claro NET).

A programação do Viva os Livros será divulgada ao longo dos dias, e estará disponível nas mídias sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

 

Fontes: Diário SM e Prefeitura Municipal de Santa Maria.