A VOZ DAS MULHERES EM PROSA E VERSO
Na tarde desta terça-feira, 3 de maio, ocorreu a sessão de autógrafos “Elas por elas – A voz das primaveras”, da Casa do Poeta de Santa Maria (CAPOSM) com a organização de Denise Reis. A obra é uma antologia em prosas e versos que aborda assuntos referentes às mulheres, como o estupro, violência e a gravidez jovem.
As mulheres são o tema principal deste livro, mas elas não estão presentes apenas no conteúdo como também no subtítulo. “As flores têm tantos significados, tantas aptidões assim como as mulheres. O período primaveril é um sinônimo de renascimento e rejuvenescimento”, pontua Denise sobre o porquê da escolha deste título.
As prosas e versos deste livro foram feitas por 33 mulheres e muitas têm como profissão a escrita, mas uma delas, Débora Dias, trabalha como delegada na Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI). Ela revela como o seu cargo teve influência no desenvolvimento de versos: “Nesse livro, diferente das outras edições, eu abordei além de relatos sobre a violência contra a mulher e o feminismo que são assuntos dos quais eu trato muito no dia a dia”. A delegada esclarece que, desta vez, colocou mais sentimento tendo sido uma experiência diferente relacionada às outras.
Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana
Texto elaborado pelo acadêmico Luis Paulo Favarin
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Fotos: Fernanda Menezes (LabFem/UFN)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria