segunda-feira, maio 20, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

GAMES E LITERATURA: UMA COMBINAÇÃO INOVADORA E LÚDICA

Para você que gosta de vídeo – games, RPGS e literatura, ocorreu na noite de sexta-feira, dia 06, no Theatro Treze de Maio, o Livro Livre “Literatura nos Games” com o escritor norte-americano (naturalizado brasileiro), Christopher Kastensmidt, pela 49° Feira do Livro em Santa Maria.

Kastensmidt destacou que os games são uma nova forma de literatura, e que na era da informação podem ser usados de muitas maneiras, inclusive no campo pedagógico. Em sua fala, ele nos conta como a leitura interativa tem crescido no Brasil e no mundo. Esses livros – jogos contém cerca de 1,5 milhão de downloads no mundo, sendo 300 mil somente no Brasil, em plataformas digitais.

Os livros – jogos são games em que as histórias contêm muito texto, várias interações e uma infinidade de acontecimentos narrativos. Segundo o escritor, a diversidade de acontecimentos é o que faz esse tipo de literatura ser tão buscada nos dias atuais, pois quem faz as histórias são os próprios leitores.

Kastensmidt ainda destaca a importância dos games na educação, sendo possível adotar métodos educativos em escolas de ensino fundamental e médio. Ele cita que existem RPGS e livros – jogos que podem ser utilizados para ensinar economia, geografia, matemática, história e outras matérias. O escritor adianta que esses métodos ainda tem uma função de interação social: “o que acontece muito é aquele aluno que não fala nunca, quando está interpretando um personagem, ele começa a falar e se sente liberado. Então, é a primeira vez na vida que começa a falar e não para mais. Isso é incrível”, destaca. Os livros-jogos e RPGS de Kastensmidt estão disponíveis na livraria Corvos, na Praça Saldanha Marinho.

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana
Texto elaborado pelo acadêmico Rubens Miola
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Foto: Caroline Freitas (LabFem/UFN)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria