quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

FEIRA É LEITURA E CRIANÇAS NA PRAÇA

Nesta quarta-feira ensolarada, 1º de maio, a Feira do Livro recebeu um grande movimento na praça. O feriado e o dia bonito encorajaram as pessoas a saírem de casa para aproveitar mais uma edição da festa literária. É a chance de buscar aquele livro tão procurado, aproveitar a programação repleta de atividades ou apenas  desfrutar de um momento de lazer.

Entre as mais diversas opções de livros nas mais de 40 bancas, cinco delas se dedicam apenas à literatura infantil. A leitura proporciona um desenvolvimento social, emocional e cognitivo para a criança, auxiliando de uma forma essencial na formação, alfabetização e educação. É importante para formar uma compreensão de mundo e é dever dos pais e da escola incentivar e estimular o contato desde cedo com os livros.

IMG_6455

Através da força de vontade própria, Cileia Rodrigues, professora de química, buscou se interessar pela leitura e pelos livros e conta que é uma das poucas leitoras de sua família, resultado de pouco estímulo dos pais. O incentivo para a filha é diferente, pois ela busca desde cedo ensinar e estimular a pegar o gosto pela leitura. “Histórias da Bela Adormecida” foi o livro que Lívia Rodrigues, 3 anos, escolheu. “Ela tá escolhendo baseado nas cores que chamam a atenção dela, hoje foi o rosa, nem tanto pela história”, explica Cileia em meio a sorrisos trocados com sua filha. A professora ressalta a importância da leitura e da interpretação mesmo na área de exatas, e destaca a influência na formação de seus estudantes e que é significativo não apenas para a escola, mas para a vida.

A leitura desperta a criatividade e diversas habilidades como a linguagem, a ampliação do vocabulário, formação de um pensamento crítico e a descoberta de um mundo imaginário. “Devore um livro para descobrir novos mundo”, através de uma forma lúdica a criança consegue se teletransportar para uma história que formará o seu caráter e vai ensinar a lidar com questionamentos, diferenças entre culturas e a se relacionar.

Para aqueles que não estão com muito dinheiro ou que não tiveram a chance de comprar um livro infantil há uma boa opção: um livro de atividades do mascote da Feira do Livro, o Bloblô. É uma ótima maneira de presentear uma criança e incentivar o raciocínio, a criatividade e a atenção através de brincadeiras leves e educativas.

IMG_6446

Texto elaborado pelo acadêmico de Jornalismo/UFN Gabriel Leão
Foto: Thayane Rodrigues LABFEM
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)