domingo, maio 19, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

POEMAS SEM RETICÊNCIAS

Na tarde nublada desta quarta-feira, os alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Cilon Rosa autografaram  Reticências na  46ª edição da Feira do Livro. A obra traz poemas escritos a partir de uma atividade proposta pela professora Maribel da Costa Dal Bem, homenageada na edição de 2018.

Ela passou trechos de poemas de Mário Quintana e propôs que os alunos continuassem escrevendo a partir deles. A princípio era apenas mais um trabalho de aula, só depois de prontos os textos é que foi revelado que seria o conteúdo do livro.

A recepção da proposta por parte dos alunos foi muito boa, relata Maribel, visto que hoje em dia tem se perdido o hábito de ler. “Mais importante é incentivar a leitura dentro da sala de aula, esse ano eu recebi os alunos com as classes em círculo e com livro em cima das classes, para que eles se sentissem livres para ler o que quisessem”, revela a professora.

Sobre os poemas a aluna Anna Carolina Portella Quaiatto, 17, garante que eles estavam curiosos para lerem os textos uns dos outros. “Eu estava tímida em compartilhar um poema com outras pessoas, mas essa troca me incentivou e me faz ganhar mais confiança” confessa Anna Carolina.

Já Izadora Nunes da Silva, 17, destaca o incentivo da professora Maribel em sala de aula: “isso ajuda a aprender e a crescer”.

Houve ainda o lançamento da revista Vivência e aprendizados na Feira do Livro de Santa Maria, também produzida pelos alunos. Maribel  conta que foi uma série de reportagens que os alunos desenvolveram no ano passado. E já está em produção uma próxima edição a ser lançada na Feira do Livro de 2020.

IMG_6467

Texto produzido pela acadêmica de Jornalismo da UFN Mariama Granez

Foto:Thayane Rodrigues/LABFEM-UFN

Professor responsável: jornalistas Bebeto Badke (MTb5498)