quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

LER PANDORGAS E EMPINAR LIVROS NA PRAÇA

 

A mineira Alessandra Roscoe é jornalista e escritora de Uberaba e se encanta pelo mundo literário desde criança. Ela coordena o projeto Uniduniler Todas as Letras desde 2003, que é considerado como uma das melhores práticas de incentivo à Leitura na primeira infância na América Latina e Caribe.

Na tarde desta quarta-feira, 1º de maio, a escritora trouxe para a Feira a Oficina Revoada Poética. Este projeto busca despertar nas crianças a leitura apenas pelo prazer de ler através da brincadeira. A ideia é buscar na literatura uma forma de voar a imaginação e não estar presos à leitura como obrigação escolar. “Eu escuto muito os desejos infantis. Então me surgiu a ideia de juntar literatura e brincadeiras através das pandorgas”, conta Alessandra.

As crianças, acompanhadas de seus pais, participaram, primeiramente, de um piquenique literário, no qual Alessandra contou e cantou histórias para servir de inspiração aos pequenos na hora de ilustrar suas pandorgas. As pipas são todas autorais, e cada uma das crianças customizou a sua, e pode poder levar para casa.

Para a dona de casa Verônica Gasparetto,  33 anos, a oficina é um momento muito especial para as crianças, pelo incentivo que traz aos pequenos. Sua filha de 5 anos, Rafaela Gaspareto, que participou da oficina disse que estava muito contente, e que iria escrever um verso em sua pipa.

_DSC1710

Texto elaborado pelos acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFN Gabriele Braga e Enzo Fischer

Foto: Beatriz Bessow/LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)