sexta-feira, junho 14, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

FEIRA SE DESPEDE DE EDIÇÃO MEMORÁVEL COM ORQUESTRA DE TEUTÔNIA

Uma celebração digna da trajetória de 50 edições. Foi com muita música que a Feira do Livro de Santa Maria encerrou suas atividades em 2023. O relógio marcava 17 horas quando a Orquestra de Teutônia subiu ao palco e se apresentou para o público presente no cruzamento entre a Avenida Rio Branco e a rua Venâncio Aires.

O espaço montado para o encerramento da Feira do Livro lotou para o show dos instrumentistas que apresentaram um variado repertório. Por mais de uma hora a orquestra tocou clássicos da música brasileira e internacional. 

Entre músicas do Queen, Abba, Kool and The Gangs, Alceu Valença, Sérgio Mendes e outros, um momento especial do fim da tarde foi marcado pela homenagem à Rita Lee com apresentação da música Flagra.

Tu Vens, de Alceu Valença, animou o público. Com a liberdade poética inflada pela literatura, podemos considerar como um momento simbólico de espera pela Feira do Livro do próximo ano, já que a edição de número 50 certamente deixará saudades em quem a viveu durante os 15 dias em que  Santa Maria pulsou literatura.

Após a apresentação, o maestro Astor Jair Dalferth recebeu a equipe da Feira do Livro onde comentou sobre a dupla comemoração em palco e a importância do acesso à cultura.

“Paralelo ao festejo das 50 edições de Feira do livro, nós também estamos comemorando 40 anos de Orquestra. Dois momentos muito especiais sendo vividos no palco. É importante possibilitar que as pessoas tenham o acesso gratuito [como a apresentação na Feira] possibilitando o alcance cultural e consolidando trabalhos como o nosso”, comenta. 

O estudante de engenharia química da UFSM, João Pedro dos Santos Beck prestigiou o encerramento da 50ª Feira do Livro e elogiou a  apresentação da Orquestra. “Foi uma experiência incrível poder prestigiar essa orquestra que é uma das maiores do Estado com mais de 40 anos de atividade. Foi muito gratificante poder acompanhar a Feira do Livro”, relata.

A Feira do Livro de Santa Maria encerra a 50ª edição com o mesmo sentimento da música que finalizou a apresentação da Orquestra de Teutônia:  Comemore os bons momentos, vamos lá! (Celebrate good times, come on!).

Obrigada a todos que fizeram parte dessa trajetória de 50 edições! Que em breve a gente volte a anunciar: tem livro na praça! Vida longa à Feira do Livro de Santa Maria!

Foto: Ronald Mendes

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa