quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

RADDICI ESTEVE NA PRAÇA NA PELE DE IOTTI

O jornalista, cartunista e escritor Carlos Henrique Iotti  esteve na tarde deste sábado, 7 de maio, na Praça dos Escritores para autografar uma coletânea do seu personagem mais famoso o Raddici e também “Jaquirana Air – Céu de Brigadiano”.

Iotti comentou sobre suas inspirações e como funciona o processo de criação para as tirinhas do Raddici. Ele relata que observa o entorno e que as ideias surgem de pessoas que conhece no cotidiano. “O Raddici é um colono, e arrumar inspirações para os colonos é fácil. Porque, aqui mesmo em Santa Maria e na Quarta Colônia, tem muitos italianos. Então é fácil de analisar e transformar isso numa síntese para o papel”,  brinca o autor.

Iotti, explica que como Raddici é um personagem que tem uma charge diária ele já acorda pensando no personagem: “É uma dor de cabeça diária, ter que achar uma ideia para fazer uma tira, um cartoon, e uma charge. É um processo e uma ordem. Então, não tem conversa, não tem poesia, não tem lero lero, não existe essa de ficar em um monte buscando inspiração divina. Tem muito a ver com suor e trabalho”.

O cartunista comenta sobre o seu novo projeto, o livro “Jaquirana Air – Céu de Brigadiano”: “É uma companhia aérea, bagual! Tem fogão a lenha, pinhão na chapa, churrasco a bordo, cabeça de ovelha assada e bailão para os voos internacionais. Então é tudo que uma companhia aérea gaúcha poderia ter”, brinca o cartunista.

E quais são seus novos projetos e expectativas para o futuro? “Vou continuar fazendo as tiras do Raddici e Jaquirana Air e tenho uma ideia fixa de publicar alguma coisa nos EUA. Não me pergunte como, quando e porquê. Mas eu não saio desta vida sem publicar algo nos EUA. Talvez seja uma espécie de vingança por todas as porcarias que eles nos mandaram”, encerra em tom de brincadeira o chargista.

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana
Texto elaborado pelo acadêmico: Rubens Miola Filho
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Foto: Fernanda Menezes (LabFem/UFN)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria