quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

TEATRO E MEIO-AMBIENTE, UMA DUPLA QUE FUNCIONA

Na tarde desta quarta-feira, 4 de maio, o Theatro Treze de Maio recebeu a Companhia Teatro de Bolso, com a peça “Tenda de Histórias: Jardim de Luz”. A obra conta a história de uma tecelã que vivia em um alto de uma colina e que tinha o dever de polir a grande Bola Dourada Brilhante. Porém, com a chegada do Rei Não-Se-Importa e a destruição do jardim cheio de flores que existia, a Bola Dourada foi se tornando opaca. Com ajuda das crianças, ela volta a irradiar de novo.

A peça é composta pelas atrizes Daniela Varotto e Luise Scherer e pela cantora e compositora Renata Soares Schüler. A apresentação mistura história com músicas e tem como objetivo conscientizar o público sobre o meio ambiente através do papel fundamental dos jovens. Daniela destaca que foi um dia muito especial, pois as primeiras apresentações foram durante a pandemia, de forma online: “A história é bem significativa para gente, foi ela que nos uniu”.

Tecelã era a responsável por polir a grande Bola Dourada Brilhante

Katia Rezende Rodrigues, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ione Medianeira Parcianello, comenta que as crianças já saíram da escola muito empolgadas, porque conheceriam o Theatro Treze de Maio. “Elas tinham uma expectativa muito grande, inclusive porque estão muito afastadas desse meio social pós pandemia. Agora elas estão se ressocializando no espaço escolar e justamente também nesses espaços culturais”, comenta a educadora. Katia também destaca que a proposta chega a arrepiar e explica que esses temas são trabalhados e vivenciados em sala de aula, mas na Feira é um trabalho de forma lúdica.

“Passamos uma mensagem de urgência, no sentido de olhar para a nossa natureza, para o nosso mundo, que somos nós mesmos, e como podemos inverter essa situação”, ressalta Daniela Varotto. No final da apresentação, ainda foram distribuídas sementes para as crianças com o intuito de estimular a conexão com a natureza.

Após o espetáculo, as crianças receberam sementes

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo de Universidade Franciscana

Texto elaborado: acadêmico Lucas Acosta

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Fotos: Júlia Dutra (LabFem/UFN)

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria