domingo, junho 16, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

Tempos Sombrios no Livro Livre desta quinta

Além dos 26 anos da TV OVO também houve o lançamento do documentário “Tempos de Peste” no Livro Livre desta noite de quinta-feira, 12 de maio. O curta tem direção de Marcos Borba. O filme conta como a história possui conexão entre a pandemia de Covid-19, vivida atualmente, e a peste bubônica que atacou Santa Maria em 1912. Cerca de 18 vidas se foram em razão da peste, que chegou até a cidade a partir de uma carga de farinha vinda da Argentina para abastecer uma padaria. O número de mortes para aquela época já era expressivo para o tamanho da cidade no início dos anos de 1900. Maria Claudete Ribeiro, agente de saúde, e Lourdes Bicca, que perdeu familiares devido a peste, são as duas personagens do filme.

“É um filme. Não é um livro histórico, não é um registro. É o nosso olhar sobre esses dois acontecimentos”, relatou Marcos sobre a obra. A mesma possui teor de drama. Há efeitos sonoros que demonstram suspense, lidando com o sensível tema.Foram exibidos dados da Covid-19, quais fizeram ligações, entre o surto vivido nesse século e a peste bubônica.

O documentário foi planejado em 2020 e gravado em 2021, quando a pandemia estava diminuindo e todos já estavam vacinados. “No momento da gravação, a gente já gravou mais no segundo semestre. Optamos por ir com uma equipe bem reduzida”, comentou Marcos sobre as gravações.

Após a exibição, houve uma conversa com o público, que trouxe pontos de vista sobre o tema tratado. “Hoje a doença está em casa, a portas fechadas, onde ninguém vê”, relatou Maria. Pedro Souza, 21 anos, estudante de Jornalismo, esteve presente no lançamento. “Eu achei o documento muito forte”, declarou o acadêmico cuja atenção foi atraída pela produção visual. O documentário foi financiado pela lei de incentivo a cultura.

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de jornalismo da Universidade Franciscana
Texto elaborado pelos acadêmicos: Matheus Andrade e Lucas Acosta
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Fotos: Ronald Mendes
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria