quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

Viagem literária de Lisboa até SM marcou o Livro Livre de domingo

Escritor, ilustrador, cineasta, músico e premiado nas mais diversas áreas, Afonso Cruz foi o convidado para o Livro Livre deste domingo (01), na Feira do Livro de 2022. Natural de Portugal, o autor já publicou diversos títulos desde 2008, quando estreou a sua primeira obra: “A Carne de Deus – Aventuras de Conrado Fortes e Lola Benites”. Mediada pelo escritor, dramaturgo e ilustrador Roger Mello, a conversa foi transmitida em uma live, apresentada pela jornalista Liciane Brun, no canal da Feira no Youtube.

Direto de Lisboa, Afonso Cruz abordou diferentes pontos no universo da leitura. Apaixonado por livros desde a infância, ele falou sobre os seus primeiros passos como escritor, em um blog pessoal, e de suas inspirações literárias como Fiódor Dostoievski. Foi uma obra do autor russo, “O Sonho de um Homem Ridículo”, lançada no distante ano de 1877, que fez com que Afonso passasse a consumir livros para adultos: “Foi quando eu comecei a ler os livros do meu pai (…) uma mudança na minha vida.”

Nos últimos minutos da live, quando o público pode realizar perguntas, o português foi questionado por um espectador sobre quais são os escritores brasileiros importantes para Afonso, que revelou que Clarice Lispector, Manoel Barros e Mario Quintana possuem um lugar especial em sua estante.

O conteúdo já pode ser acessado na integra no canal da Feira do Livro SM no Youtube.

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana
Texto: Patrício Freitas
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke
Fotos: Ronald Mendes

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria