quinta-feira, maio 30, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

“PALAVREAR” REÚNE POEMAS, MÚSICAS E ILUSTRAÇÕES NA PRAÇA

A manhã deste sábado (29) ficou marcada por grande público no lançamento do livro “Palavrear”, na 50ª Feira do Livro de Santa Maria. A obra busca atrair o olhar das crianças e adultos contendo poesias de Raul Maxwell, ilustrações em aquarela de Marília Chartune e músicas de Marcelo Schmidt.

O audiobook contém poemas cantados e ilustrados. Através das canções e palavras, Marília se inspirou para criar os desenhos. Ela explica que o ilustrador geralmente não reconta a história, mas apenas ilustra algo que se refere ao poema. Nessa obra, a artista afirma que colocou um pouco de si em cada ilustração e se sentiu livre para criar o trabalho.

“A minha inspiração foi dentro daquilo que o livro se propõe. Tem uma parte em que faço um quadro que é uma pintura de guarda-chuva. Na minha percepção, quando começa chover, as pessoas conversam mais, elas falam do tempo e surgem assuntos. É uma maneira de fazer com que o tempo crie essa história de ‘palavrear’, de contar histórias”, relata a ilustradora.

Segundo o autor e músico Marcelo Schmidt, a inspiração sempre está nos artistas e não criar algo causa uma inquietação em quem vive nesse mundo. A proposta do livro é que essas pessoas tenham o hábito da leitura, mas também que o lúdico e o poema, tenham a oportunidade de transformar a valorização do ser humano. As obras de Schmidt sempre foram acompanhadas de CD ‘s, desta vez, o livro possui um QR code para acessar a playlist.

“Hoje em dia as pessoas não escutam mais CD’ s, além dele ser uma mídia física que estraga muito, arranha e acaba sendo descartável. É a oitava obra que eu estou trabalhando e todas tem CD e desta vez, eu consegui o formato do QR Code para melhor acesso”, explica o músico.

Foto e Texto: Vitória Gonçalves acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa