segunda-feira, maio 20, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

ESPAÇO INFANTIL: ATIVIDADE TRAZ HISTÓRIA DE SM PARA CRIANÇADA

A trajetória do município é tema de uma das atividades do Espaço Infantil durante a Feira do Livro de Santa Maria. Na tarde deste sábado (29), “Uma História de Santa Maria” transmitiu aos pequenos leitores ensinamentos e atividades lúdicas sobre significativos desdobramentos históricos da região Central do Estado.

A atração foi desenvolvida a partir da publicação “Uma História de Santa Maria” e seus autores: Denise Belitz Quaiatto e José Iran Ribeiro. A obra é resultado da pesquisa de Denise desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação de Ribeiro.

Denise Belitz Quaiatto e José Iran Ribeiro são autores de Uma História de Santa Maria

Ela foi publicada em 2020, através do Concurso Lei do Livro pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, e se diferencia por apresentar uma versão histórica adequada ao público infantil.

“A ideia é que as pessoas tenham uma leitura acessível, de fácil compreensão, ao mesmo tempo de qualidade, atualizada e que fosse atrativa fundamentalmente às crianças, que é um livro direcionado para elas e para as professoras, que façam um bom uso do material”, explica o orientador e autor.

A abordagem do livro foi influenciada pela vivência de Denise na docência.

“O meu mestrado foi baseado principalmente na importância do ensino local e eu, na minha prática docente, percebia que muitas vezes os estudantes, principalmente das séries iniciais, não viam a história de Santa Maria no seu dia a dia e de que forma a história do nosso município e da região está interligada com a história do país e do mundo”, comenta Denise.

No decorrer de mais de 80 páginas são explicitados elementos importantes da cidade, como a formação, primeiros habitantes, imigração, a evolução das instituições de ensino, além da importância da ferrovia no desenvolvimento da cidade e a contribuição na arquitetura e economia.

Os exemplares do livro também serão disponibilizados na próxima atividade de “Uma História de Santa Maria”, da Câmara de Vereadores, que ocorre no dia 08 de maio, às 15h, no Espaço Infantil. O ambiente é montado especialmente para receber a criançada e está em frente ao Palco da Praça Saldanha Marinho, com espetáculos e atividades lúdicas. Ele é uma parceria com a Construtora Jobim e a Secretaria de Educação de SM.

  • SERVIÇO
  • Atividade:  Uma história de Santa Maria | Câmara de Vereadores
  • Data: 08 de maio
  • Local: Espaço Infantil (Praça Saldanha Marinho) – Feira do Livro
  • Horário: 15h

Foto e texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa