quarta-feira, maio 22, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

LANÇAMENTO CONTA AS VIVÊNCIAS DAS MULHERES DA ASMAR

A tarde movimentada deste sábado (29) na 50ª Feira foi marcada pela divulgação do livro “HISTÓRIAS DE MÃES: Mulheres que inspiram sonhos e transformam vidas”. A obra traz histórias, reflexões e ensinamentos em páginas que expressam a convergência entre a formação universitária e a realidade de trabalho. O livro possui três organizadoras, as acadêmicas de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), Silvana Dias Leão e Nathalia Hoffmann Adames e a professora Dirce Stein Backes.

O lançamento apresenta a vivência de mulheres que atuam na Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (ASMAR).

 “A nossa expectativa na Feira do Livro é trazer visibilidade para essas recicladoras, mostrar o trabalho delas, conscientizar a população e reverter as vendas dos livros para contribuir com a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável”, conta Silvana.

Ao longo de seis meses foram coletados dados de 23 mulheres para retratar no livro suas trajetórias. De acordo com Silvana, precisou de um vínculo para que elas se sentissem confortáveis para contar suas histórias.

“Trabalhamos espiritualidade, autoestima, para conseguirmos uma afinidade com essas mulheres e assim dar início a produção do livro. Apenas adquirindo essa intimidade que conseguimos informações sobre a realidade da vida delas”, comenta a acadêmica.

O livro produzido pela editora Moriá pode ser encontrado na Livraria da Mente e na Athena Livraria, contendo além de histórias, muitas fotos da realidade de mulheres, empreendedoras e mães em sua lida diária de trabalho.

Foto e Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa