domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

A METAMORFOSE DA CAPOSM NA PRAÇA DOS LIVROS

Nesta quarta-feira (03) ocorreu o lançamento de mais uma antologia produzida pela Casa do Poeta de Santa Maria (CAPOSM) na Praça dos Livros. “Elas e Eles em Metamorfose” inclui pela primeira vez os homens em sua nona edição. 

De acordo com a editora, Denise Reis, o leitor se sentirá encorajado a se “metamorfosear” ao passear pelas páginas dessa obra. “A proposta foi reunir pessoas tão iguais em seus objetivos e tão diferentes em suas concepções em uma só obra. Tratando do mesmo assunto que é a vida”, comenta. 

A leitura do “Metamorfose” proporciona múltiplas interpretações, e permite encaixes precisos na realidade de cada um. Com poesias, o livro é uma incessante relação com o subjetivo. A capa colorida e misteriosa apresenta um rosto instigando a interpretação de cada um. 

“Eu parti da ideia do metamorfosear de nós mesmos. Eu quis trazer essa questão do perfeccionismo se transformando para um lado mais fluído. E o rosto, cada um interpreta de acordo com seu conhecimento”, explica Hannah Rossatto, artista visual e criadora da capa do livro. 

Depois de muitos “Elas por Elas”, chegou a vez de “Eles” serem representados nesta nova antologia. Pela busca da representação de todos os autores homens presentes na Casa do Poeta, houve uma mudança nessa nova  edição que inclui novos poetas e que possivelmente permaneça nos próximos livros. 

No lançamento ainda houve uma distribuição gratuita de outras edições da antologia e sessão de autógrafos com as poetas Haydée Hostin e Maria Venite. Mesmo com chuva, muitos leitores não deixaram de prestigiar esse momento mágico e essa oportunidade de adquirir um livro da editora. 

Muitas pessoas não compram e acabam deixando um livro interessante de lado. Achei muito importante essa ideia de distribuir os livros e dar essa opção para quem quer conhecer nosso trabalho”, comenta Maria Venite. 

Quem esteve presente, assistiu um Recital Poético, com a presença de vários poetas que participam do livro, e a Performance da CAPOSM. A expressão artística foi realizada por Vera Campos, que estava vestida de borboleta demonstrando as fases da metamorfose. A publicação e outras da antologia estarão disponíveis durante a Feira na banca da Casa do Poeta. 

Fotos e Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa