quarta-feira, maio 22, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

“FOI ELE!”: O LIVRO RETRATA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Graduado em direito e promotor por 30 anos, João Marcos Adede y Castro, retratou em sua nova obra a experiência de acompanhar casos de violência contra mulheres e a dificuldade de confiar e conseguir justiça. No livro “FOI ELE!”, conta a história de uma enfermeira negra e pobre que se envolve com um médico renomado, rico e branco.

Na trama, o romance começa a dar errado após a enfermeira descobrir que o médico se envolveu com outras mulheres. Ao cobrar fidelidade no relacionamento, a personagem é espancada pelo parceiro, e essa atitude se repete diversas vezes. A diferença de cor, classe social e o sentimento, impossibilitou que a mulher procurasse por justiça. 

“Acredito que toda e qualquer manifestação é válida para retratar essa realidade. Foi uma oportunidade que eu tive de construir uma personagem feminina e eu, como homem, tentando retratar o que uma mulher sente e como ela reage. Pode ser que algumas mulheres não se identifiquem, mas exigiu muito esforço para me colocar no lugar e construir a obra, utilizando a famosa: empatia”, comenta o autor. 

A obra pode ser encontrada na banca da Caposm e a proposta é prender o autor até o final da sua leitura. 

Foto e Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa