domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

XIRU LAUTÉRIO SE AVENTURA À BEIRA D’ÁGUA

Um personagem muito querido dos gaúchos esteve presente na tarde desta quarta-feira (10) na Feira do Livro de Santa Maria,  Xiru Lautério. Ele retorna para mais uma aventura através do lançamento “Xiru e a Sereia: uma história para ler à beira d’água”, de Jorge Ubiratã da Silva Lopes, o Byrata.

Criado na década de 1970, a figura mais bagual das histórias em quadrinhos brasileiras já passou por muitas histórias e encontros inusitados.  O novo livro traz mais uma aventura, mas desta vez na Maior Praia do Mundo, o Cassino, em Rio Grande.

“O Xirú é um aventureiro. Eu sou apaixonado pelas histórias de aventuras, de preferência de grande fôlego, histórias longas que envolvam o leitor e que criem toda uma trajetória em cada história. E eu procuro passar isso para o meu personagem”, comenta Byrata.

No decorrer da produção do oitavo livro sobre o personagem, o artista gráfico e escritor percebeu que o protagonismo da narrativa foi se modificando. Conforme Byrata, Xiru se tornou um personagem quase que secundário e a sereia ganhou destaque.

“Esse ingrediente feminino com todas essas nuances da mitologia, do folclore, da nossa religiosidade, esses ingredientes estão presentes e muito fortes. Estou animadíssimo com essa história por causa disso porque de repente um personagem criou vida e um outro personagem veio e se impôs. É a presença feminina muito forte, com toda a sua força, com toda a sua pujança. Talvez porque é época em que a mulher, que o feminino está se impondo e eu estou encantado com tudo isso”, comenta sobre o rumo do livro.

“Xiru e a Sereia: uma história para ler à beira d’água” terá continuação. Enquanto isso, quem tiver interesse em saber desse encontro inusitado pode adquirir o livro na banca da CESMA.

Foto e Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa