quinta-feira, maio 30, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

O BRINCAR POSSIBILITA APRENDER DE CORPO INTEIRO

Na tarde desta segunda-feira (08), ocorreu o lançamento de “Crianças ocupam a UFSM: traços e encontros com a infância”, livro de autoria de Sueli Salva, Doutora em Educação e Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e de Francine Silva e Lucas Wendt, licenciados em Pedagogia e bolsistas do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Infância (NEPEI/UFSM).

O livro apresenta diversos registros, por meio de fotos e de relatos, de situações observadas a partir de visitas de crianças ao espaço da brinquedoteca do Núcleo, localizado no Centro de Educação (CE). A ação documentada foi realizada durante o ano de 2022 e tinha o objetivo de oferecer lugares de interação às crianças, com espaços planejados de forma a possibilitar que a criança seja ativa e desenvolva sua autonomia e aprendizagem por meio de brincadeiras.

“É através da brincadeira que a criança aprende questões elementares para sua vida adulta. E isso acontece em um espaço de tempo muito curto da vida, do zero aos seis anos de idade. Depois a criança vai para o ensino fundamental e ela já tem o saber sistematizado, ela precisa ficar mais sentada. Na educação infantil, é essencial que a criança brinque, porque ela está construindo seu saber com o corpo. Isso é fundamental para sua constituição enquanto sujeito e para a construção de sua identidade. Quanto mais ela brincar, mais ela vai saber da vida“, explica Sueli.

A obra foi lançada pela Editora CLAEC, em formato de e-Book e pode ser acessada gratuitamente no site da editora. Para o lançamento, foram impressas algumas cópias para que o público pudesse conhecer o livro em mãos.

Foto e texto: Andreza T. da Silva – Jornalista colaboradora (IFFar) – Especial para a Feira

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa