A MEMÓRIA PASSA PELO DISTRITO DE PALMA

Na noite desta quarta, dia 2, o Livro Livre apresentou um documentário realizado pela TV OVO, sobre a vida das pessoas no distrito de Palma, a 23 km do centro de Santa Maria. A direção é da atriz e produtora Denise Copetti, que destaca: “Sempre é um desafio. Vamos chegando de porta em porta e foi muito bom, pois em Palma eles foram muito receptivos e abriram as portas.” A diretora confessa que sempre teve a vontade de pincelar e montar um mosaico de histórias.

O documentário faz parte do projeto Por onde passa a memória da cidade elevou cerca de quatro meses para ser produzido e traz em sua narrativa a história e identidade do distrito, mais um da série realizada pela produtora independente.

William Boessio, de 26 anos e jornalista, diz já ter feito parte da TV OVO. “Vi várias coisas que não tinham sido feitas em outros episódios e que apareceram agora. Coisas que a gente vê em outros lugares sendo produzidos e agora vê aqui. Achei muito boa essa produção”, avalia.

Échelen Vaz, 24 anos, cursa teatro na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), assistiu pela primeira vez um documentário produzido pela TV OVO. “Achei interessante, acho que essas histórias não podem se perder e resgatá-las através do audiovisual esse relatos de vivências é importante pra gente e o documentário tem esse caráter não só de registro mas de uma criação autoral, como por exemplo, a direção dela”, finaliza a estudante.


Texto elaborado pelos acadêmicos Luiz Paulo Favarin e Andressa Marin /Jornalismo UFN – Universidade Franciscana
Crédito das imagens:Aline Gonçalves/LABFEM-UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)