DONA SOFIA NA PRAÇA E NO PALCO DO THEATRO

Nesta sexta-feira, 06 de maio, foi apresentado, no Theatro Treze de Maio, a peça baseada no livro de poemas “A Caligrafia de Dona Sofia”, retratada pelo grupo Cia Retalhos de Teatro. A história começa lá do alto da colina onde Dona Sofia, uma professora aposentada, busca entender o seu lugar no mundo. Quem a acompanha nessa busca é seu Ananias, o carteiro mais simpático do vilarejo e as fadas poéticas. Eles vão entrar juntos em uma aventura linda e cheia de emoção e poesia.

Em um bate papo com a plateia, o autor do livro, André Neves, 48 anos, conta como a história desse livro se originou e tomou forma: “A história foi baseada na filha de Moreira Campos que é um escritor de muito prestígio lá em Fortaleza e possui uma casa de cultura que é maravilhosa”. O escritor lembra que ela era professora, colecionava poemas, uma das coisas que quais ela mais adorava. Neves se deslumbrou com os poemas encontrados e se debruçou nisso para criar o universo de personagens.

A Cia Retalhos de Teatro traz, de certa forma, todo o carisma e essência dos personagens ao palco que pode fazer o público de todas as idades se emocionar e sair com um lindo aprendizado. Após a fala de Neves, o diretor e ator Julio Cesar Aranda, 31 anos, destaca: “É muito emocionante falar deste trabalho, pois o apoio desta equipe maravilhosa fez com que tudo tenha se concretizado e por ter a presença do autor é muito significativo para mim”, pontua Aranda. O livro pode ser encontrado na banca das Livrarias Paulinas na Praça Saldanha Marinho.

Assessoria de imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana

Texto elaborado pelo acadêmico Luiz Paulo Favarin

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Fotos: Patrício Fontoura – LabFem-UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria