domingo, maio 19, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

OBRAS E AUTORES DA UFSM EM DESTAQUE NA PRAÇA

A Editora UFSM tomou conta da área destinada à sessão de autógrafos na tarde de hoje, dia 9, com o lançamento de nove obras e inúmeros autores . Dentre os livros lançados estavam História do Banditismo no Brasil: novos espaços, novas abordagens, organizado por Marcos Bretas, Francisco Linhares Fonteles Neto e Mariana da Cunha Thompson Flores, Imigração e Quarta Colônia: Nova Palma e Pe. Luizinho, 2ª edição revisada e ampliada pelos escritor Breno Antonio Sponchiado e organizado por Maria Medianeira Padoin e Jorge Alberto Soares Cruz e 2ª edição revisada de Prado Veppo: obra completa, de Prado Veppo com organização de Vitor Biasoli e Pedro Brum Santos, Professor Homenageado 46ª Feira do Livro.

De acordo com o professor, a primeira edição da obra lançada no ano de 2002 teve pouco tempo para ser organizada. Ele explica que, com o falecimento de Prado Veppo em 1999, a organização da obra aconteceu por decisão da Editora UFSM a fim de aproveitar uma oportunidade de lançá-la na Feira do Livro. A obra esgotou e a demanda para uma reedição surgiu a pedido do diretor da Editora , Daniel Coronel.

Nesta nova edição, a equipe organizadora teve tempo suficiente para refazer todo o processo de análise do material publicado em 2002. Durante este período, foi percebida a repetição de versos e estrofes em uma meia dúzia de poemas reaproveitados pelo autor de um livro pro outro, em geral mudando título, tirando estrofes, acrescentando versos. Depois, deram início ao processo de reproduzir as ilustrações de Eduardo e Flamarion Trevisan que ficaram de fora da primeira edição por questões técnicas e foram inseridas nesta nova publicação.

Comparando ambas edições da obra, Pedro Brum Santos se orgulha das duas e está bastante feliz com o resultado lançado na tarde de hoje. “Tivemos mais cuidado com o material e todo o processo que envolve esta nova edição. É mais completa, mais cuidada e até mais bonita”, explicou o professor.

pedro e victor

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo/UFN Bibiana Campos

Foto: Acadêmica de Publicidade e Propaganda Beatriz Bessow/LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)