EM BUSCA DA IGUALDADE DE GÊNERO NA COMUNICAÇÃO

A segunda semana da 50ª Feira do Livro de Santa Maria iniciou com mais lançamentos na Praça dos Livros. Na tarde desta segunda-feira (08),  integrantes da FACOS, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estiveram na Praça dos Livros  para apresentar a obra   “ABRINDO PORTAS: 50I50 pela equidade de gênero na comunicação”. 

A publicação foi produzida por cinco mulheres, as autoras Juliana Petermann, Fernanda Sagrilo Andres, Carolina Minuzzi Murari, Ariadni Loose e Lara Timm Cezar. O projeto 50I50, olha para o modo como as mulheres são representadas nos anúncios publicitários e luta para mudar essa realidade. 

“O livro tem distribuição gratuita e fala sobre o contexto da comunicação e as questões de gênero, no sentido da desigualdade. Fizemos um relato da história do projeto e vamos apresentar essa metodologia de implementação em outras universidades”, comenta a  Juliana. 

Apesar do livro ser uma ferramenta de encontro entre o público feminino, ele traz um caminho para uma plataforma de conexão entre mulheres (estudantes, docentes e profissionais recém-formadas) e o mercado.

A acadêmica do 5° semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Isabela Sakae, integra o projeto 50I50 e comenta sobre a sua primeira participação em uma obra literária. 

“É a primeira vez que participo de um livro. Apesar de trabalhoso, ficamos muito felizes com o resultado. Demorou um tempo para terminarmos por causa da pandemia, mas no fim é muito gratificante”, declara a acadêmica. 

Foto e Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa