Conheça a programação e os convidados da 51ª Feira do Livro de Santa Maria
Após uma alteração de data devido aos danos causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul em maio, a 51ª Feira do Livro de Santa Maria retornará à Praça Saldanha Marinho de 23 de agosto a 07 de setembro. Com a mudança de data, parte da programação, que já havia sido divulgada, passou por alterações. A nova agenda com espetáculos e encontros literários gratuitos já está disponível e pode ser conferida aqui.
Seguem confirmados nomes nacionais para subir ao palco do Livro Livre, entre eles o músico e escritor maranhense Zeca Baleiro e o escritor indígena Daniel Munduruku. Ao longo dos 16 dias de Feira do Livro, que será o primeiro evento que a Praça Saldanha Marinho receberá após a reforma, o público também poderá prestigiar outros nomes de destaque nas cenas cultural e literária. Estão confirmadas as escritoras Socorro Acioli, Mariana Carrara e Geni Nuñez, os músicos e escritores gaúchos Arthur de Farias e Hique Gomez.
Além dos bate-papos com escritores, a Feira contará com apresentações musicais como Tributo a Jayme Caetano Braun e o projeto Sereno Canto, idealizado pelo músico Thiago Ramil. A banda do Milho Verde, formada por músicos santa-marienses, também está confirmada na programação.
Nesta 51ª edição, a patronesse da Feira do Livro de Santa Maria é Amanda Scherer, professora titular de Linguística do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM. Já o professor homenageado é Enio Guerra, que atuou como regente titular e diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM, e a homenageada póstuma é a professora e escritora, Aristilda Rechia.
AGENDAMENTOS E LANÇAMENTOS
A Feira ainda contará com uma intensa programação cultural gratuita voltada ao público infantil, com espetáculos no Theatro Treze de Maio durante todas as tardes. As participações das escolas deverão ser agendadas previamente a partir de 1º de agosto. As instituições de ensino municipais devem contatar a Secretaria de Educação de Santa Maria. O agendamento para escolas estaduais é de responsabilidade da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Já as redes particulares devem reservar participações por meio da produtora cultural Denise Copetti.
A Feira também está com as inscrições abertas para lançamentos de livros até o dia 1º de agosto. Os escritores e escritoras que desejam mostrar ao público suas obras durante o evento literário devem solicitar formulário de inscrição pelo e-mail feiradolivrosm73@gmail.com.
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.