“Fios da Imaginação” aproxima crianças do contato com a lã de ovelha
Uma árvore preenchida com bolinhas de lã capaz de realizar desejos. Foi com essa realidade, com cara de fantasia, que as crianças que passaram pelo Espaço Infantil, da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, se depararam na tarde desta sexta-feira (30) ao participarem da atividade “Fios da Imaginação”.
Organizada pela coordenadora do LabLã professora Ana Gabriela Saccol, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e por Miriam Schalemberg, a atividade busca resgatar o contato com a lã oriunda de ovinos, pois o material sintético é protagonista no vestuário e nas lojas.
“A lã é um produto ecológico, biodegradável e natural que está se perdendo no momento em que a gente não está mais trabalhando. E esse trabalho de trazer a lã para as escolas é de fazer esse resgate, já que a lã é um patrimônio cultural do nosso Estado“, explica Ana Gabriela.
De acordo com a coordenadora do projeto, a iniciativa reúne oficinas levadas para as escolas com intuito que as crianças recuperem técnicas, como de feltragem e de fiação, que as pessoas mais velhas dominam. “Elas estão resgatando essas técnicas transformando a lã da ovelha em fios, feltros e tecido“, conta Ana. Contemplado pelo edital 004/23 da Lei Paulo Gustavo, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram @fiosdaimaginacao24.
Durante a atividade, as crianças receberam pedaços de lã de ovelha e foram desafiadas a moldar o fio em pequenas bolinhas que, na sequência, eram depositadas nos galhos que formam a “Árvores dos desejos”.
Cerca de 60 alunos do Colégio Metodistas Centenário participaram da atividade e também deixaram o desejo materializado na árvore. Para a coordenadora pedagógica da instituição, a professora Daffny Lemes, a atividade contribui para que as crianças conheçam trabalhos manuais.
“Conversamos com as crianças e elas mostraram interesse e curiosidade por participar da atividade. Ter essa questão manual e do artesanato, de pôr a mão na massa e de fazer também trabalha bastante a questão criativa deles, que estão nesse processo de autoria.Todos amaram estar participando da oficina, conhecendo um pouco mais desse processo e vendo que eles também podem ser produtores de algo como ali os fios de lã“, aponta Daffny.
No sábado (31), o Espaço Infantil da Feira do Livro de Santa Maria contará com Espaços de leitura de livros infantis com personagens negros(as) (13h30 às 16h30) e Histórias para contar: Chapeuzinho Vermelho (16h às 19h). A programação completa pode ser conferida aqui.
Foto e texto: Nathália Arantes
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa
Assessoria de Imprensa – 51ª Feira do Livro de Santa Maria