Espaço Infantil promove conscientização sobre saúde e direito das crianças
O Espaço Infantil da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, que ocorre na Praça Saldanha Marinho, já tem sido um ponto de destaque para as crianças durante o evento, oferecendo atividades educativas e lúdicas. Com funcionamento de domingo a sexta das 13h30 às 19h30, e aos sábados das 10h às 19h30, o espaço acolhe os pequenos e pequenas leitoras com uma programação diversa e educativa.
Neste sábado (24), o espaço recebeu o Programa Saúde na Escola, uma iniciativa nacional que integra saúde e educação para promover a conscientização sobre temas importantes. A psicóloga Juliana Maliska, residente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atuante no programa, ressaltou a importância dessa parceria com a educação infantil. “Estamos aqui com o Programa Saúde na Escola, trazendo uma cartilha da Turma da Mônica que aborda o Estatuto da Criança e do Adolescente, buscando conscientizar as crianças sobre seus direitos e a proteção necessária nesta fase do desenvolvimento”, explicou Juliana.
Além disso, o programa abordou temas como alimentação saudável e saúde bucal. A atividade sobre alimentação, por exemplo, destacou os perigos do consumo excessivo de açúcar presente em alimentos industrializados como biscoitos, achocolatados e refrigerantes. “Também temos a Política da Saúde Bucal do município, conscientizando sobre a higiene bucal adequada, tudo através de atividades lúdicas”, completou Juliana.
Tainá de Oliveira Guerra, mãe da pequena Maria Luiza, de 3 anos, e coordenadora da atenção básica no município, participou das atividades e ressaltou a relevância dos projetos apresentados. “A saúde bucal é fundamental, e é importante ensinar isso desde cedo para as crianças, para que elas possam sensibilizar os pais. As crianças amam a metodologia utilizada pelas meninas, com bichinhos que mostram como escovar os dentes”, afirmou Tainá.
Ela também destacou a importância da conscientização sobre alimentação saudável e o uso do gibi da Turma da Mônica para ensinar às crianças o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A programação do espaço continuará até o final do evento, no dia 7 de setembro, com diversas atividades voltadas para o público infantojuvenil, com tempo de duração de 30 minutos para cada atividade.
Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb 0021525/RS)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa
Fotos: Letícia Sarturi