Música, pintura no rosto e palhaçaria garantem a animação da Feira na manhã de sábado
A manhã deste sábado (31) foi repleta de atividades e interações para quem passou pela Praça Saldanha Marinho. Enquanto lançamentos ocorriam no espaço em frente ao Theatro Treze de Maio, música, atividades para crianças e a alegria do palhaço Katupiry animavam o público nos diversos espaços da Feira do Livro de Santa Maria.
Às 11 horas, a apresentação da violinista Jamille Padoin e do acordeonista Miguel Zanotelli encantou o público com repertório popular. A intervenção faz parte da atividade “Regina Guerra e Músicos Convidados”.
“Para esta Feira do Livro, a ideia é trazer instrumentos de concerto, mas com uma cara popular, misturar as duas coisas utilizando um instrumento. O repertório foi pensado para trazer ânimo este sábado bonito“, explica Jamille.
A violinista também destacou a alegria que é ter Enio Guerra como Professor Homenageado da 51ª edição da Feira.
“Eu toquei na orquestra com o professor Enio durante muitos anos. Ele é uma pessoa muito especial para mim e para todos os músicos que passaram por ele. É uma homenagem muito merecida e uma alegria tocar aqui durante esse momento”, finaliza Jamille.
PALHAÇARIA E LITERATURA
O palhaço Katupiry, interpretado pelo artista Felipe Mendes, também animou a manhã deste sábado. Conduzindo um triciclo, ele entregou gibis gratuitos para a criançada que visitou a Feira do Livro.
“Estou vendo muitas crianças aqui, ou seja, os responsáveis estão sendo sábios na missão de perpetuar a leitura em nossa cidade. Estou entregando gibis para as crianças para incentivar ainda mais essa iniciativa, ajudando-as a continuar lendo e a se tornarem bons leitores e boas pessoas no mundo“, destaca Katupiry, conhecido como “o palhaço mais jaguara do Brasil”.
Além da intervenção pela Praça Saldanha Marinho, o palhaço também subirá ao palco do Theatro Treze de Maio, na próxima sexta-feira (6), às 14h30. Ele apresentará o espetáculo infantil “Quando o riso bate na porta”, que tem ingressos gratuitos. As entradas estarão disponíveis no site do Theatro, no dia da atração, a partir das 14h.
COLÉGIO PALLOTTI TRAZ ATIVIDADES LÚDICAS
O dia é repleto de atividades para as crianças. Ainda durante a manhã, o Colégio Pallotti – Antonio Alves Ramos marcou presença na Feira do Livro com atividades para os pequenos visitantes: pintura de rosto, kit cartilha infantil para colorir e a presença do boneco Palotinho.
“A ideia é a gente aproveitar o momento da Feira do Livro para divulgar o nosso trabalho para a população conhecer e incentivar a leitura para as crianças de forma lúdica”, explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais da escola, Rossana Martini Busanello.
Quem aproveitou para conhecer a Feira foi o pequeno Daniel, três anos, que acompanhado da mãe, a professora Veridiane Souza, garantiu a pintura no rosto.
“Eu estou achando ótimo todas as atividades da Feira, até pelo estímulo para as crianças. Em casa, a gente procura sempre contar história e estimular, então hoje ele está encantado vendo os livros e as brincadeiras. É uma experiência para nós também“, conta Rossana.
A Feira do Livro de Santa Maria conta com uma agenda diversa com intervenções culturais, Espaço Infantil, apresentações musicais e bate-papos literários até o dia 07 de setembro. Confira a programação completa.
Foto e texto: Nathália Arantes
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa