Nave de Histórias está pousada na Feira
As crianças que passarem pela Feira do Livro, como as da tarde desta terça-feira (27), têm a oportunidade de fazer uma viagem por histórias infantis no formato de podcast na Nave de Histórias. A atração é uma criação dos alunos dos cursos de Jornalismo e Design da Universidade Franciscana (UFN) e conta histórias criadas a partir de livros infantis dos autores santa-marienses Tânia Lopes e Humberto Gabbi Zanatta. O formato apresenta a narração de histórias infantis através de áudios e fica à disposição dos tripulantes de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h, no Espaço Infantil.
A Feira já é um ambiente vibrante e cheio de vida e essa experiência de visitar a nave pode tornar a visita das crianças ainda mais especial. Ao todo, são cinco episódios de diferentes obras e os pequenos podem escolher um episódio, de três minutos, para ouvir.
A ideia de criar o projeto surgiu na disciplina de Áudio para Mídias Digitais do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), ministrada pela professora Neli Mombelli. O acadêmico de jornalismo Nicolas Krawczyk, do 4º semestre, explicou como foi o processo de produção.
“Criamos o podcast narrativo e em sala de aula decidimos que seria uma nave, depois pensamos em como trazer as histórias para fazer as crianças viajarem. A professora Neli entrou em contato com a família do Humberto Zanatta e da Tânia Lopes para pedir autorização para utilizar as histórias. A produção do projeto demorou dois meses”, contou o estudante.
Para Nicolas, ver o projeto sendo colocado em prática está sendo muito satisfatório e divertido: “Ontem veio uma família de crianças espanholas e acabei tendo que falar espanhol para conseguir interagir e elas se divertiram muito. As meninas mexeram na Nave achando que estavam realmente voando, uma delas pegou um copo de água para fingir que era combustível. Como sou filho de uma pedagoga, as crianças sempre me chamaram a atenção e fazer parte desse projeto na prática tem sido incrível”.
A estudante Maria Helena Santos, de 9 anos, entrou na nave e contou como foi a experiência: “Muito bom, eu gostei muito, escutei a história do cachorrinho”. Já Julia Soares, de 8 anos, veio visitar a Feira junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ione Medianeira Parcianello e não perdeu a chance de viajar na Nave de Histórias. “Foi muito divertido, conheci a história do cabritinho Agapito, ele é bem legal. Também gostei da Feira porque tem muitos livros”, contou sorridente.
Para tornar a ideia possível foi necessário uma grande equipe por trás da produção. Os roteiros, produção e locuções foram realizados por Ana Clara Mileto, Aryane Machado, Bernardo Rodrigues, Guilherme Cassão, Isaac Brum Dias, Jéssica Fagundes, Luíza Maicá Gervásio, Maria Eduarda Rossato, Michélli Silveira, Nicolas Krawczyk e Thomás Ortiz.
Para a nave ganhar forma, três estudantes do curso de Design se uniram à equipe: Ana Clara Valadão, João Pedro Pires Carvalho e Matheus Giardin. Contando com orientação dos professores Ciria Moro e Roberto Gerhardt e suporte de marcenaria de Sandro Robert Rodrigues. A programação do painel de controle foi feita pelo professor do curso de jornalismo Iuri Lammel, com auxílio de Emanuelle Rosa.
Os acadêmicos pretendem levar o projeto adiante e estão planejando levar a nave para escolas quando acabar a Feira. Quem quiser ouvir as histórias, pode acessar os episódios no Spotify, em: https://spoti.fi/4cIRCNA .
Texto e foto: Heloisa Helena Canabarro (Mtb: 21.562)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa