Rafa Rafuagi conecta jovens à cultura Hip Hop
Nesta terça-feira (27), a Escola Estadual Santa Marta foi palco de uma experiência cultural e educativa por meio da programação descentralizada da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, conhecida como Feira Fora da Feira. Alunos e alunas do ensino médio tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo inspirador com o rapper e ativista gaúcho Rafa Rafuagi.
Figura de destaque na cena cultural brasileira, Rafa é o líder do premiado grupo de rap RAFUAGI e fundador do primeiro Museu da Cultura Hip Hop na América Latina. Além de sua carreira musical, ele também é escritor, poeta, palestrante, educador social e gestor cultural. Durante o encontro, Rafa compartilhou experiências de quase duas décadas de atuação na cultura Hip Hop, discutindo temas presentes em seu livro “Teoria e prática: a história das juventudes na engenharia social”.
A vice-diretora da Escola Santa Marta, Michele Linhares, expressou a satisfação em receber a atividade. “Eu achei essa ação importante porque o Hip Hop e a música são elementos que realmente chamam a atenção dos jovens. Esse tipo de atividade é o que fala diretamente com o coração dos nossos alunos e alunas, e estamos muito felizes por isso. Gostaríamos de sempre receber esse tipo de ação na nossa escola”, contou Michele.
Rafa Rafuagi destacou a importância da descentralização das ações culturais, ressaltando que isso proporciona acesso gratuito e inclusivo para toda a comunidade. Ele considerou especial a visita à Escola Santa Marta, pois envolveu jovens do ensino médio que estão começando a se envolver com a cultura, acessando equipamentos culturais e ingressando no primeiro emprego.
“Trazemos um pouco da realidade das ruas, mostrando como este novo momento do setor cultural no Rio Grande do Sul, especialmente em Santa Maria, pode impactar suas vidas e ajudá-los a experimentar o circuito cultural, inclusive para projetar em seus futuros mais à frente”, explicou Rafa.
Para o rapper, retornar à comunidade de Santa Maria foi motivo de alegria. “Para mim foi uma felicidade muito grande, porque reencontro parte de uma comunidade que vive também essa relação cultural e com a cultura Hip Hop como um todo”, comentou o ativista.
A Feira Fora da Feira segue promovendo encontros como esse, levando literatura, cultura e inovação para diversos cantos do município, transformando a experiência de alunos/as e fortalecendo a conexão com a cultura local. Confira a programação.
Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb 0021525/RS)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa
Foto: Ronald Mendes